Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

2 de setembro de 2015

FESTURIS presente em La Cita das Américas na Flórida‏


A Diretora do FESTURIS, Marta Rossi participará da 3ª edição da La Cita das Américas, evento cujo propósito é estimular o networking do trade turístico da América Latina e do Caribe com o restante do mundo. Os encontros ocorrerão de 2 a 4 de setembro no Boca Raton Resort and Club - The Palm Beaches/Flórida.

Reconhecida pela eficiência em prospectar e fortalecer parcerias na América do Sul, a FESTURIS Gramado caracteriza-se por ser uma feira realizada no Brasil com abrangência internacional, fator este reforçado por sua posição geográfica privilegiada, que favorece a participação de empresas e destinos com forte investimento em turismo como Argentina, Chile,Colômbia, Peru e México.

30 de agosto de 2015

Vem aí o Fórum de Turismo de Negócios 2015

                       O evento será de 21 a 22 de setembro em Florianópolis

As inscrições já estão abertas para agentes de viagens, jornalistas e demais profissionais do trade.

A 8ª edição do FTN, disponibilizará caravanas que sairão de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná com transporte free para  convidados, consultores, jornalistas e expositores.

 O objetivo do evento é  incrementar as vendas dos produtos apresentados, promover parcerias, capacitações e troca de informações entre os profissionais do turismo e empresários do setor.

Para melhor desempenho, nada como conhecer o produto através de contato direto com representantes de hotéis e participação das palestras para conhecer os destinos e suas atrações.

As palestras abordarão os seguintes temas:  Destinos nacionais, internacionais, Agenciamento de viagens, Vendas & Marketing, Gastronomia em hotelaria, Turismo de Negócios, Eventos e Mais Brasil.

Participaram da edição do ano passado, dezenas de expositores nacionais e internacionais, 250 agentes de viagens, jornalistas do turismo, empresários e demais profissionais que participaram das capacitações e rodada de negócios, em Jurerê.

Paralelamente ao FTN haverá um encontro entre Chefs de hotéis e restaurantes. Na ocasião, será abordado o tema "Como vender melhor e atrair clientes pelo aroma, sabor e visão para seus pacotes, incluindo a gastronomia e eventos".

Mais informações sobre Inscrições gratuitas e pagas podem ser consultadas no site:
www.ftnonline.com


28 de agosto de 2015

Workshop Destino Alemanha 2015

                         O objetivo é levar mais brasileiros para conhecer as belezas e cultura do país



O workshop realizado entre os dias 25 a 27 de agosto, passou pelo Rio de Janeiro, Porto Alegre e encerrou  nesta quinta-feira, em São Paulo, no Hotel Renaissance, com  participação de 17 empresas parceiras e agentes de viagens.

Através de palestras e vídeos, foram  divulgados destinos importantes como Berlin, Frankfurt, Munique com representantes destas cidades e também do Hotel Grand Hessischer Hof.


Margaret Grantham e Pablo Bernhard, da TT operadora Lufthhansa
a


A diretora da representação de marketing no Brasil, Margaret Grantham, do Centro de Turismo Alemão, disse que no ano passado 779.122 turistas brasileiros viajaram para este país .
A expectativa para este ano é um crescimento de cerca de 3%.

  
                                                                                                                 
 
Os seminários se estenderam por toda a tarde e no final, houve sorteio de prêmios e de uma viagem à Alemanha. Na torcida, Alda Montanher e Catarina Rio.



                       Jaqueline Rodrigues , gerente geral da operadora MGM , um das parceiras do evento

  Irina Fouquet, da TT Operadora Lufthansa  com as jornalistas Regina Lemos e Cristina Lira.


26 de agosto de 2015

Destinos mexicanos são divulgados em quatro capitais brasileiras

                                   Os destinos em destaque são Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

divulgação

A caravana do Pacífico Mexicano no Brasil iniciou no dia 24 deste mês em Porto Alegre e passou por São Paulo  nos dias 25 e 26/08 com expectativa de reunir mais de 500 agentes de viagem , em cinco eventos.

Integram a comitiva Luis Villaseñor, diretor de Promoção e Relacões Públicas do escritório de Visitantes e Convenções de Puerto Vallarta e Carlos Equiarte, coordenador de Vendas e Promoção do Escritório de Visitantes e Convenções da Riviera Nayarit.

Reunidos no Hotel Renaissance em São Paulo, o trade turístico participou de um café da manhã seguido de workshop e palestra , com destaque para a cultura, as festividades , gastronomia e demais atrativos do caribe mexicano.


          Luis Villasenõr durante palestra sobre o destino Puerto Vallarta e suas praias de águas cristalinas


No final do evento, houve sorteio de viagens, passagem aérea e prêmios
Amanhã a caravana segue para Belo Horizonte (27/08) e no dia seguinte realiza workshop no Rio de Janeiro.

25 de agosto de 2015

Vulcão Cotopaxi no Equador‏ com leve aumento de atividade


           Alerta amarelo nos arredores do vulcão Cotopaxi , devido à emissão de gases e cinzas na região

divulgação

Em estado de alerta encontram-se os vilarejos das províncias de Cotopaxi, Pinchincha e Tungurahua.
O comunicado do dia 14 de agosto é da Secretaria Nacional de Gestão de Riscos de Quito, Equador.

A Àrea Nacional de Recreação El Boliche e o Parque Nacional Cotopaxi está fechada para os visitantes que podem optar por outros passeios como conhecer a Reserva Antisana e o Parque Nacional Cayenbe - Coca.

As atividades em Quito até o momento estão normais, incluindo as operações no Aeroporto Internacional Mariscal Sucre  e não há risco para os turistas, conforme informações oficiais.

 Em caso de erupção, a capital está capacitada para evacuar e informar as pessoas sobre os procedimentos adequados.

O Presidente da República Rafael Correa pediu calma e que a população esteja atenta às informações transmitidas pelo ministro-coordenador de segurança, César Navas, representante da única fonte oficial.

O Cotopaxi , de 5.897 metros de altitude é um dos vulcões mais ativos da Cordilheira dos Andes e faz parte do grupo de 50 vulcões existentes no Equador. Está localizado a 45 quilômetros ao sudeste de Quito, separado por vales e montanhas e vem sendo monitorado desde 1986.



12 de agosto de 2015

Inaugurado em Alphaville o primeiro outlet de vinhos


                                        O evento Outlet de vinhos oferece descontos de até 70%

O espaço foi  montado no Alpha Square Mall e é voltado para quem aprecia a boa gastronomia e um bom vinho. Funcionará por um período curto, de 20 de agosto a 30 de setembro.

  Há rótulos de diversos continentes produzidos na Itália, Portugal e Argentina com preços especiais, como o Malbec Nicolas Granata, vendido por R$190,00 a unidade. O preço médio praticado nas lojas chega a R$ 260,00.

A imprensa especializada em turismo esteve presente e foi recepcionada por Wilson José Felipe Júnior, proprietário da Trattoria Aurora e fundador da Importadora Maison de Vinhos, localizada no centro de São Paulo .  Em Alphaville, os convidados foram recebidos por Sheila Reis. gerente de marketing do Alpha Square Mall.

Wilson Júnior, Sheila Reis, Regina Lemos, Paulo Roberto Von Atzingen e Rita Minami brindam ao sucesso do primeiro Outlet. de Vinhos em São Paulo.


Marcelo Lohmann, um dos integrantes da equipe de sommeliers, formado e capacitado para atender a clientela, fez a explanação de alguns rótulos, considerados os melhores do mundo.


O almoço assinado pela Chef Suely Gomes recebeu elogios, como a polenta com shitake, servido como primeiro prato. Texto e fotos: Regina Lemos




9 de agosto de 2015

A Festa das cerejeiras


                            Comida típica, shows e diversão em três dias de festa


No final de julho, até o início de agosto, as árvores ficam carregadas de flores e atraem multidões ao Parque do Carmo, localizado na zona leste de São Paulo.

A maioria segue até o Bosque das Cerejeiras e permanece neste local durante muito tempo com o objetivo de registar momentos únicos do ano. Infelizmente as flores duram muito pouco, murcham em poucos dias e caem, deixando o gramado coberto de pétalas rosadas.

A dica é ir no primeiro dia bem cedo porque sábado e domingo, o parque lota e dificulta o registro do melhor ângulo, com as câmeras fotográficas.

A festa  celebra a flor símbolo do Japão. Como manda a tradição, é uma boa prática ficar sentado debaixo de alguma árvore e contemplar toda a beleza que a natureza proporciona.Se alguma pétala cair sobre a cabeça é um bom sinal. É  como pensam os japoneses.

A 37ª edição ocorreu entre os dias de 31/07 a 02/08 e encerrou no final da tarde de um domingo de sol em alto estilo, com música, show e comida típica.Agora é preciso esperar mais um ano para que elas retornem frescas e lindas para alegrar os olhos e a alma dos visitantes.





O Parque do Carmo conta com uma extensa área verde, rica em flora e fauna e faz parte da reserva florestal da Mata Atlântica. É o segundo maior parque urbano da cidade.Regina Lemos- texto e fotos

8 de agosto de 2015

Documentário sobre a vida do maestro João Carlos Martins é apresentado em São Paulo


                       
Durante quase duas horas o público que lotou o cinema Caixa Belas Artes, na Consolação, teve a oportunidade de conhecer passagens da vida deste grande maestro, famoso no mundo todo.

 O documentário intitulado "O piano como destino", mostra a casa onde ele morou com a família, os primeiros estudos, a sua juventude, sempre dedicada ao instrumento que aprendeu a tocar ainda na infância, incentivado pelo pai.

Durante a projeção do filme, o público aplaudia animado a exibição de concertos , como se o artista estivesse executando as músicas ao vivo.

Antes da apresentação do documentário, João Carlos Martins encantou a plateia tocando Cinema Paradiso.

No final do filme, ele continuou ao piano, executou Bach e recebeu flores de uma menina .Outro momento de emoção ocorreu quando abraçou uma garotinha  deficiente auditiva que estava sentada na primeira fila.

Foi uma manhã cheia de emoções, com pessoas na plateia emocionadas pela música e as histórias de superação do maestro mais querido do Brasil.





Regina Lemos

5 de agosto de 2015

Costa Doce e o Turismo Rual do Pampa presentes ao Festuris

A iniciativa é do Sebrae/RS que irá reunir dois roteiros no mesmo espaço com culturas e produtos distintos.

Segundo Amanda Paim, coordenadora de turismo da entidade gaúcha, será possível apresentar dois destinos que irão mostrar a diversidade presente no Rio Grande do Sul.

A Costa Doce está situada nas regiões Centro-Sul e Sul do RS.
O Turismo Rural do Pampa  compreende a região da Serra e Pampa gaúcho e ainda serão apresentados 15 roteiros, incluindo a Doce Pelotas, terra dos doces e São José dos Ausentes que sempre surpreende os visitantes.

divulgação

O Festuris acontecerá entre os dias 5 e 8 de novembro em Gramado, com participação do trade turístico do país e exterior. Entre os países participantes estão: Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Mônaco e Noruega.

Apesar da crise Abracorp revela aumento nas vendas no primeiro semestre



                Agências de viagens corporativas faturaram R$ 6,9 bilhões e cresceram 7,8%



A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) registra crescimento setorial de 7,8% na movimentação do primeiro semestre de 2015, comparado a igual período do ano anterior, atingindo R$ 6,955 bilhões contra R$ 6,450 bilhões do ano anterior. O resultado foi apresentado, nesta quinta-feira (30), aos empresários das agências de viagens associadas em reunião realizada no hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, na capital paulista. Os dados são relativos aos dados concretos de 30 companhias associadas.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) registra crescimento setorial de 7,8% na movimentação do primeiro semestre de 2015, comparado a igual período do ano anterior, atingindo R$ 6,955 bilhões contra R$ 6,450 bilhões do ano anterior. O resultado foi apresentado, nesta quinta-feira (30), aos empresários das agências de viagens associadas em reunião realizada no hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, na capital paulista. Os dados são relativos aos dados concretos de 30 companhias associadas.
A composição dos R$ 6,955 bilhões compreende o total das receitas obtidas em âmbito nacional com a venda de passagens aéreas para voos domésticos (39,1%) e internacionais (33,2%); hotelaria nacional (15,9%); serviços diversos (7,2%), como eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros; hotelaria internacional (2,8%), locação nacional (1,3%) e internacional (0,2%) e, ainda, com transfers (0,2%).

Aéreo doméstico tem ligeira alta
O segmento aéreo doméstico obteve ligeira alta, com 1,5% em vendas, levando em consideração o desempenho das companhias aéreas na comparação com mesmo período do ano anterior. O destaque ficou com a Avianca, que liderou o crescimento com 9,7%. Na sequência, aparecem Gol (2,3%), Azul (1,0%), TAM (-0,4%) e demais empresas (-19,5%).
A movimentação total alcançou pouco mais de R$ 2,7 bilhões. No que diz respeito à emissão de bilhetes, o setor como um todo apresentou alta de 12,8% se comparado ao verificado em igual período do ano passado. Já, o valor das tarifas apresentaram uma redução de -11%. A Gol liderou o market share da Abracorp em emissão de bilhetes (32,4%), enquanto a TAM ficou à frente na performance em vendas (33,1%), seguida de perto pela Gol (31,3%) e Azul (25%). As tarifas aplicadas apresentaram queda (-11%).

Crescimento no aéreo internacional
Com relação ao segmento aéreo internacional, durante o período também houve aumento na emissão de bilhetes (14,8%). A Alitalia registrou a maior variação positiva (36,1%), com destaque também para o crescimento da Air France/KLM (24,5%) e da TAP (21,6%). Em vendas, a atuação de todas as companhias aéreas que realizaram as viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 18,9% ao setor como um todo e um acumulado superior a R$ 2,3 bilhões em vendas.
Em referência ao market share relativo à movimentação comercial, apurada em reais, a maior fatia de mercado ficou dividida entre a TAM (16,3%) e a categoria “demais empresas” (ambas com 16,3%), seguida pela American Airlines (12,3%). Entre as alianças globais, a Star Alliance (com oito companhias operando no Brasil) lidera com 43%, seguida da oneworld (com seis companhias operando no Brasil), com 34%, e da SkyTeam (com oito companhias operando no Brasil), com 23%.

Hotelaria em queda no mercado de viagens corporativas
Em relação à hotelaria nacional, o segmento registrou queda nas vendas no primeiro semestre de -3,6%. Os hotéis independentes lideraram as vendas em número de diárias, conquistando 39% de participação de mercado no segmento. Accor e Atlântica Hotels International responderam por 11,4% e 8,5%, respectivamente.
Como reflexo da redução nas viagens ao exterior, o segmento hoteleiro internacional apresentou retenção do crescimento, atingindo 30,6% contra 41% do ano anterior. A força dos hotéis independentes manteve-se, com market share de 43,8%, bem à frente de outras redes (30%), Accor (13,1%), IHG (7,1%) e Hilton (6%).

Serviços agregados
O estudo da Abracorp indicou que a Localiza permanece na liderança do segmento de locação de automóveis nacional, respondendo por 58,3% da participação nas vendas no mercado corporativo, seguida pela Movida (12,3%) e pela Hertz (10,5%). A variação no valor das diárias foi positiva de 23,8% e as vendas tiveram um decréscimo de 2,1%. “Destaca-se o crescimento, já desde os últimos levantamentos da Movida, embora a Localiza ainda mantenha quase 60% do mercado”, analisa  GervásioTanabe, diretor executivo da Acracorp. Foi ele quem divulgou o balanço semestral da entidade, cujos dados surpreenderam os jornalistas presentes à coletiva, levando em conta a recessão do país. 


1 de agosto de 2015

Abertas inscrições para o Festuris

                                       Inscrições abertas a partir deste sábado para todo o trade

Dia 1º de agosto iniciam as inscrições para a 27ª edição do Festuris - a Feira de Turismo de Gramado. As inscrições são voltadas para todo o trade, porém os agentes de viagens e funcionários de operadoras e agências de viagem terão seu credenciamento gratuito até o dia 30 de setembro. 

Com uma feira de negócios que é frequentada por um público altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade, mais de 14mil profissionais circulam pelos 20mil metros quadrados de feira, conferindo mais de 2.500 marcas distribuídas em 400 estandes, proporcionando assim excelentes oportunidades de negócio. 

De acordo com Eduardo Murad Jr. presidente da ALAGEV – Associação Latino Americano de Gestores de Viagens Corporativas, o Festuris é um dos principais eventos do trade e tem um papel fundamental no desenvolvimento do setor, mostrando que o mercado está cheio de oportunidades e produtos e serviços que atendem a todas as demandas corporativas e de eventos dos clientes”. 

O Festuris Gramado ocorrerá de 5 a 8 de novembro no Serra Park, em Gramado, Rio Grande do Sul. As inscrições serão feitas pelo site do evento

31 de julho de 2015

Salão do Turismo Gastronômico e do Enoturismo apresentam tendências no FESTURIS





Com um crescimento de vendas de aproximadamente  5% comparado ao mesmo período do ano passado,  o FESTURIS - Feira de Turismo de Gramado comemora os bons resultados de negócios para sua 27ª edição, que acontece de 5 a 8 de novembro em Gramado.
Entre as principais novidades da edição está o Salão do Turismo Gastronômico que estará acontecendo de forma integrada com o Salão do  Enoturismo, proporcionando aos participantes uma experiência ainda mais ampla com harmonizações entre produtos de ambos os salões
A aproximação física e interação entre os salões vão favorecer  um espaço de experiências, criado com a intenção de estimular a geração de negócios em alguns dos segmentos mais promissores do turismo, visando aproximar a relação de destinos e empresas à compradores, imprensa e formadores de opinião.
Com formato inovador, um espaço temático denominado como Alameda Gastronômica, atrairá a atenção de todos os visitantes, valorizando o espaço de cada expositor através da aplicação de conceito vivencial que estimulará a aproximação comercial e a geração de negócios.  Além disso, fortalecer a imagem do destino, em conjunto com a Gastronomia, prospectando novos consumidores e promovendo excelente networking.
Com presença já confirmada no Salão do Turismo Gastronômico, Caxias do Sul estará apresentando a tradicional culinária típica da Serra Gaúcha, com suas origens fortemente influenciada pela colonização italiana. Na ocasião também estará acontecendo o lançamento da Festa da Uva 2016, hoje conhecida mundialmente.

25 de julho de 2015

São Paulo recebe a 18ª edição do Festival do Japão

                           Festival é considerado um dos maiores e melhores da cultura japonesa do mundo.

  O evento iniciou nesta sexta-feira no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, ex- Centro de Exposições Imigrantes.


Entre os dias 24 a 26 o público poderá participar de uma programação intensa que inclui música, dança, arte e gastronomia referentes à cultura japonesa. E tudo é motivo de festa porque este ano, Brasil e Japão comemoram 120 anos de amizade.

.
Considerado muito importante, o festival, foi incluído no Calendário Turístico de São Paulo, em 24 de abril de 2002 e também no Calendário Oficial de Eventos da cidade de São Paulo, em 03 de junho de 2004.
        A perícia do caçador em forma de arte é demonstrada neste palco, montado ao ar livre.
             Um painel enorme, com o Cristo Redentor, simboliza a amizade entre os dois países.
Em três dias os organizadores esperam receber um público de 180 mil pessoas formado por jovens, adultos, crianças e idosos.


Os carros japoneses chamam a atenção, despertam a curiosidade, assim como as comidas típicas, bem diferentes, desconhecidas para a maioria dos ocidentais.

                      Em uma área especial, são oferecidos serviços de massagem, reflexologia, acupuntura.

     Nesta árvores são pendurados os pedidos que as pessoas esperam receber ainda este ano.

                  
                Exposição de ikebanas, flores, hortaliças, frutas frescas, estão à venda nos estandes.


                                       
                                         A gastronomia típica sugere experimentar de tudo um pouco.
                             Na praça gastronômica 47 províncias mostram cardápios especiais
                                     Degustação de frutas secas como o caqui, é de dar água na boca.
          Arthur Kohara e Nobuyuki Ooka (com a bandeja na mão), são simpáticos, conversam com o público em japonês e oferecem chá verde. Ooka  veio do Japão especialmente para o evento e é representante de um jornal .
O festival é uma realização da Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil.
Reportagem e fotos: Regina Lemos