Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

5 de agosto de 2015

Apesar da crise Abracorp revela aumento nas vendas no primeiro semestre



                Agências de viagens corporativas faturaram R$ 6,9 bilhões e cresceram 7,8%



A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) registra crescimento setorial de 7,8% na movimentação do primeiro semestre de 2015, comparado a igual período do ano anterior, atingindo R$ 6,955 bilhões contra R$ 6,450 bilhões do ano anterior. O resultado foi apresentado, nesta quinta-feira (30), aos empresários das agências de viagens associadas em reunião realizada no hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, na capital paulista. Os dados são relativos aos dados concretos de 30 companhias associadas.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) registra crescimento setorial de 7,8% na movimentação do primeiro semestre de 2015, comparado a igual período do ano anterior, atingindo R$ 6,955 bilhões contra R$ 6,450 bilhões do ano anterior. O resultado foi apresentado, nesta quinta-feira (30), aos empresários das agências de viagens associadas em reunião realizada no hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, na capital paulista. Os dados são relativos aos dados concretos de 30 companhias associadas.
A composição dos R$ 6,955 bilhões compreende o total das receitas obtidas em âmbito nacional com a venda de passagens aéreas para voos domésticos (39,1%) e internacionais (33,2%); hotelaria nacional (15,9%); serviços diversos (7,2%), como eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros; hotelaria internacional (2,8%), locação nacional (1,3%) e internacional (0,2%) e, ainda, com transfers (0,2%).

Aéreo doméstico tem ligeira alta
O segmento aéreo doméstico obteve ligeira alta, com 1,5% em vendas, levando em consideração o desempenho das companhias aéreas na comparação com mesmo período do ano anterior. O destaque ficou com a Avianca, que liderou o crescimento com 9,7%. Na sequência, aparecem Gol (2,3%), Azul (1,0%), TAM (-0,4%) e demais empresas (-19,5%).
A movimentação total alcançou pouco mais de R$ 2,7 bilhões. No que diz respeito à emissão de bilhetes, o setor como um todo apresentou alta de 12,8% se comparado ao verificado em igual período do ano passado. Já, o valor das tarifas apresentaram uma redução de -11%. A Gol liderou o market share da Abracorp em emissão de bilhetes (32,4%), enquanto a TAM ficou à frente na performance em vendas (33,1%), seguida de perto pela Gol (31,3%) e Azul (25%). As tarifas aplicadas apresentaram queda (-11%).

Crescimento no aéreo internacional
Com relação ao segmento aéreo internacional, durante o período também houve aumento na emissão de bilhetes (14,8%). A Alitalia registrou a maior variação positiva (36,1%), com destaque também para o crescimento da Air France/KLM (24,5%) e da TAP (21,6%). Em vendas, a atuação de todas as companhias aéreas que realizaram as viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 18,9% ao setor como um todo e um acumulado superior a R$ 2,3 bilhões em vendas.
Em referência ao market share relativo à movimentação comercial, apurada em reais, a maior fatia de mercado ficou dividida entre a TAM (16,3%) e a categoria “demais empresas” (ambas com 16,3%), seguida pela American Airlines (12,3%). Entre as alianças globais, a Star Alliance (com oito companhias operando no Brasil) lidera com 43%, seguida da oneworld (com seis companhias operando no Brasil), com 34%, e da SkyTeam (com oito companhias operando no Brasil), com 23%.

Hotelaria em queda no mercado de viagens corporativas
Em relação à hotelaria nacional, o segmento registrou queda nas vendas no primeiro semestre de -3,6%. Os hotéis independentes lideraram as vendas em número de diárias, conquistando 39% de participação de mercado no segmento. Accor e Atlântica Hotels International responderam por 11,4% e 8,5%, respectivamente.
Como reflexo da redução nas viagens ao exterior, o segmento hoteleiro internacional apresentou retenção do crescimento, atingindo 30,6% contra 41% do ano anterior. A força dos hotéis independentes manteve-se, com market share de 43,8%, bem à frente de outras redes (30%), Accor (13,1%), IHG (7,1%) e Hilton (6%).

Serviços agregados
O estudo da Abracorp indicou que a Localiza permanece na liderança do segmento de locação de automóveis nacional, respondendo por 58,3% da participação nas vendas no mercado corporativo, seguida pela Movida (12,3%) e pela Hertz (10,5%). A variação no valor das diárias foi positiva de 23,8% e as vendas tiveram um decréscimo de 2,1%. “Destaca-se o crescimento, já desde os últimos levantamentos da Movida, embora a Localiza ainda mantenha quase 60% do mercado”, analisa  GervásioTanabe, diretor executivo da Acracorp. Foi ele quem divulgou o balanço semestral da entidade, cujos dados surpreenderam os jornalistas presentes à coletiva, levando em conta a recessão do país. 


Nenhum comentário: