Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

9 de agosto de 2015

A Festa das cerejeiras


                            Comida típica, shows e diversão em três dias de festa


No final de julho, até o início de agosto, as árvores ficam carregadas de flores e atraem multidões ao Parque do Carmo, localizado na zona leste de São Paulo.

A maioria segue até o Bosque das Cerejeiras e permanece neste local durante muito tempo com o objetivo de registar momentos únicos do ano. Infelizmente as flores duram muito pouco, murcham em poucos dias e caem, deixando o gramado coberto de pétalas rosadas.

A dica é ir no primeiro dia bem cedo porque sábado e domingo, o parque lota e dificulta o registro do melhor ângulo, com as câmeras fotográficas.

A festa  celebra a flor símbolo do Japão. Como manda a tradição, é uma boa prática ficar sentado debaixo de alguma árvore e contemplar toda a beleza que a natureza proporciona.Se alguma pétala cair sobre a cabeça é um bom sinal. É  como pensam os japoneses.

A 37ª edição ocorreu entre os dias de 31/07 a 02/08 e encerrou no final da tarde de um domingo de sol em alto estilo, com música, show e comida típica.Agora é preciso esperar mais um ano para que elas retornem frescas e lindas para alegrar os olhos e a alma dos visitantes.





O Parque do Carmo conta com uma extensa área verde, rica em flora e fauna e faz parte da reserva florestal da Mata Atlântica. É o segundo maior parque urbano da cidade.Regina Lemos- texto e fotos

8 de agosto de 2015

Documentário sobre a vida do maestro João Carlos Martins é apresentado em São Paulo


                       
Durante quase duas horas o público que lotou o cinema Caixa Belas Artes, na Consolação, teve a oportunidade de conhecer passagens da vida deste grande maestro, famoso no mundo todo.

 O documentário intitulado "O piano como destino", mostra a casa onde ele morou com a família, os primeiros estudos, a sua juventude, sempre dedicada ao instrumento que aprendeu a tocar ainda na infância, incentivado pelo pai.

Durante a projeção do filme, o público aplaudia animado a exibição de concertos , como se o artista estivesse executando as músicas ao vivo.

Antes da apresentação do documentário, João Carlos Martins encantou a plateia tocando Cinema Paradiso.

No final do filme, ele continuou ao piano, executou Bach e recebeu flores de uma menina .Outro momento de emoção ocorreu quando abraçou uma garotinha  deficiente auditiva que estava sentada na primeira fila.

Foi uma manhã cheia de emoções, com pessoas na plateia emocionadas pela música e as histórias de superação do maestro mais querido do Brasil.





Regina Lemos

5 de agosto de 2015

Costa Doce e o Turismo Rual do Pampa presentes ao Festuris

A iniciativa é do Sebrae/RS que irá reunir dois roteiros no mesmo espaço com culturas e produtos distintos.

Segundo Amanda Paim, coordenadora de turismo da entidade gaúcha, será possível apresentar dois destinos que irão mostrar a diversidade presente no Rio Grande do Sul.

A Costa Doce está situada nas regiões Centro-Sul e Sul do RS.
O Turismo Rural do Pampa  compreende a região da Serra e Pampa gaúcho e ainda serão apresentados 15 roteiros, incluindo a Doce Pelotas, terra dos doces e São José dos Ausentes que sempre surpreende os visitantes.

divulgação

O Festuris acontecerá entre os dias 5 e 8 de novembro em Gramado, com participação do trade turístico do país e exterior. Entre os países participantes estão: Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Mônaco e Noruega.

Apesar da crise Abracorp revela aumento nas vendas no primeiro semestre



                Agências de viagens corporativas faturaram R$ 6,9 bilhões e cresceram 7,8%



A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) registra crescimento setorial de 7,8% na movimentação do primeiro semestre de 2015, comparado a igual período do ano anterior, atingindo R$ 6,955 bilhões contra R$ 6,450 bilhões do ano anterior. O resultado foi apresentado, nesta quinta-feira (30), aos empresários das agências de viagens associadas em reunião realizada no hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, na capital paulista. Os dados são relativos aos dados concretos de 30 companhias associadas.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) registra crescimento setorial de 7,8% na movimentação do primeiro semestre de 2015, comparado a igual período do ano anterior, atingindo R$ 6,955 bilhões contra R$ 6,450 bilhões do ano anterior. O resultado foi apresentado, nesta quinta-feira (30), aos empresários das agências de viagens associadas em reunião realizada no hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, na capital paulista. Os dados são relativos aos dados concretos de 30 companhias associadas.
A composição dos R$ 6,955 bilhões compreende o total das receitas obtidas em âmbito nacional com a venda de passagens aéreas para voos domésticos (39,1%) e internacionais (33,2%); hotelaria nacional (15,9%); serviços diversos (7,2%), como eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros; hotelaria internacional (2,8%), locação nacional (1,3%) e internacional (0,2%) e, ainda, com transfers (0,2%).

Aéreo doméstico tem ligeira alta
O segmento aéreo doméstico obteve ligeira alta, com 1,5% em vendas, levando em consideração o desempenho das companhias aéreas na comparação com mesmo período do ano anterior. O destaque ficou com a Avianca, que liderou o crescimento com 9,7%. Na sequência, aparecem Gol (2,3%), Azul (1,0%), TAM (-0,4%) e demais empresas (-19,5%).
A movimentação total alcançou pouco mais de R$ 2,7 bilhões. No que diz respeito à emissão de bilhetes, o setor como um todo apresentou alta de 12,8% se comparado ao verificado em igual período do ano passado. Já, o valor das tarifas apresentaram uma redução de -11%. A Gol liderou o market share da Abracorp em emissão de bilhetes (32,4%), enquanto a TAM ficou à frente na performance em vendas (33,1%), seguida de perto pela Gol (31,3%) e Azul (25%). As tarifas aplicadas apresentaram queda (-11%).

Crescimento no aéreo internacional
Com relação ao segmento aéreo internacional, durante o período também houve aumento na emissão de bilhetes (14,8%). A Alitalia registrou a maior variação positiva (36,1%), com destaque também para o crescimento da Air France/KLM (24,5%) e da TAP (21,6%). Em vendas, a atuação de todas as companhias aéreas que realizaram as viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 18,9% ao setor como um todo e um acumulado superior a R$ 2,3 bilhões em vendas.
Em referência ao market share relativo à movimentação comercial, apurada em reais, a maior fatia de mercado ficou dividida entre a TAM (16,3%) e a categoria “demais empresas” (ambas com 16,3%), seguida pela American Airlines (12,3%). Entre as alianças globais, a Star Alliance (com oito companhias operando no Brasil) lidera com 43%, seguida da oneworld (com seis companhias operando no Brasil), com 34%, e da SkyTeam (com oito companhias operando no Brasil), com 23%.

Hotelaria em queda no mercado de viagens corporativas
Em relação à hotelaria nacional, o segmento registrou queda nas vendas no primeiro semestre de -3,6%. Os hotéis independentes lideraram as vendas em número de diárias, conquistando 39% de participação de mercado no segmento. Accor e Atlântica Hotels International responderam por 11,4% e 8,5%, respectivamente.
Como reflexo da redução nas viagens ao exterior, o segmento hoteleiro internacional apresentou retenção do crescimento, atingindo 30,6% contra 41% do ano anterior. A força dos hotéis independentes manteve-se, com market share de 43,8%, bem à frente de outras redes (30%), Accor (13,1%), IHG (7,1%) e Hilton (6%).

Serviços agregados
O estudo da Abracorp indicou que a Localiza permanece na liderança do segmento de locação de automóveis nacional, respondendo por 58,3% da participação nas vendas no mercado corporativo, seguida pela Movida (12,3%) e pela Hertz (10,5%). A variação no valor das diárias foi positiva de 23,8% e as vendas tiveram um decréscimo de 2,1%. “Destaca-se o crescimento, já desde os últimos levantamentos da Movida, embora a Localiza ainda mantenha quase 60% do mercado”, analisa  GervásioTanabe, diretor executivo da Acracorp. Foi ele quem divulgou o balanço semestral da entidade, cujos dados surpreenderam os jornalistas presentes à coletiva, levando em conta a recessão do país. 


1 de agosto de 2015

Abertas inscrições para o Festuris

                                       Inscrições abertas a partir deste sábado para todo o trade

Dia 1º de agosto iniciam as inscrições para a 27ª edição do Festuris - a Feira de Turismo de Gramado. As inscrições são voltadas para todo o trade, porém os agentes de viagens e funcionários de operadoras e agências de viagem terão seu credenciamento gratuito até o dia 30 de setembro. 

Com uma feira de negócios que é frequentada por um público altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade, mais de 14mil profissionais circulam pelos 20mil metros quadrados de feira, conferindo mais de 2.500 marcas distribuídas em 400 estandes, proporcionando assim excelentes oportunidades de negócio. 

De acordo com Eduardo Murad Jr. presidente da ALAGEV – Associação Latino Americano de Gestores de Viagens Corporativas, o Festuris é um dos principais eventos do trade e tem um papel fundamental no desenvolvimento do setor, mostrando que o mercado está cheio de oportunidades e produtos e serviços que atendem a todas as demandas corporativas e de eventos dos clientes”. 

O Festuris Gramado ocorrerá de 5 a 8 de novembro no Serra Park, em Gramado, Rio Grande do Sul. As inscrições serão feitas pelo site do evento

31 de julho de 2015

Salão do Turismo Gastronômico e do Enoturismo apresentam tendências no FESTURIS





Com um crescimento de vendas de aproximadamente  5% comparado ao mesmo período do ano passado,  o FESTURIS - Feira de Turismo de Gramado comemora os bons resultados de negócios para sua 27ª edição, que acontece de 5 a 8 de novembro em Gramado.
Entre as principais novidades da edição está o Salão do Turismo Gastronômico que estará acontecendo de forma integrada com o Salão do  Enoturismo, proporcionando aos participantes uma experiência ainda mais ampla com harmonizações entre produtos de ambos os salões
A aproximação física e interação entre os salões vão favorecer  um espaço de experiências, criado com a intenção de estimular a geração de negócios em alguns dos segmentos mais promissores do turismo, visando aproximar a relação de destinos e empresas à compradores, imprensa e formadores de opinião.
Com formato inovador, um espaço temático denominado como Alameda Gastronômica, atrairá a atenção de todos os visitantes, valorizando o espaço de cada expositor através da aplicação de conceito vivencial que estimulará a aproximação comercial e a geração de negócios.  Além disso, fortalecer a imagem do destino, em conjunto com a Gastronomia, prospectando novos consumidores e promovendo excelente networking.
Com presença já confirmada no Salão do Turismo Gastronômico, Caxias do Sul estará apresentando a tradicional culinária típica da Serra Gaúcha, com suas origens fortemente influenciada pela colonização italiana. Na ocasião também estará acontecendo o lançamento da Festa da Uva 2016, hoje conhecida mundialmente.

25 de julho de 2015

São Paulo recebe a 18ª edição do Festival do Japão

                           Festival é considerado um dos maiores e melhores da cultura japonesa do mundo.

  O evento iniciou nesta sexta-feira no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, ex- Centro de Exposições Imigrantes.


Entre os dias 24 a 26 o público poderá participar de uma programação intensa que inclui música, dança, arte e gastronomia referentes à cultura japonesa. E tudo é motivo de festa porque este ano, Brasil e Japão comemoram 120 anos de amizade.

.
Considerado muito importante, o festival, foi incluído no Calendário Turístico de São Paulo, em 24 de abril de 2002 e também no Calendário Oficial de Eventos da cidade de São Paulo, em 03 de junho de 2004.
        A perícia do caçador em forma de arte é demonstrada neste palco, montado ao ar livre.
             Um painel enorme, com o Cristo Redentor, simboliza a amizade entre os dois países.
Em três dias os organizadores esperam receber um público de 180 mil pessoas formado por jovens, adultos, crianças e idosos.


Os carros japoneses chamam a atenção, despertam a curiosidade, assim como as comidas típicas, bem diferentes, desconhecidas para a maioria dos ocidentais.

                      Em uma área especial, são oferecidos serviços de massagem, reflexologia, acupuntura.

     Nesta árvores são pendurados os pedidos que as pessoas esperam receber ainda este ano.

                  
                Exposição de ikebanas, flores, hortaliças, frutas frescas, estão à venda nos estandes.


                                       
                                         A gastronomia típica sugere experimentar de tudo um pouco.
                             Na praça gastronômica 47 províncias mostram cardápios especiais
                                     Degustação de frutas secas como o caqui, é de dar água na boca.
          Arthur Kohara e Nobuyuki Ooka (com a bandeja na mão), são simpáticos, conversam com o público em japonês e oferecem chá verde. Ooka  veio do Japão especialmente para o evento e é representante de um jornal .
O festival é uma realização da Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil.
Reportagem e fotos: Regina Lemos


24 de julho de 2015

FIACULT disponibiliza para visualização novos filmes inscritos


O FIACULT (Festival Internacional da Cultura e Turismo) disponibiliza no site www.fiacult.com e no canal do You Tube novos vídeos inscritos a próxima edição do evento que será realizada em Florianópolis (SC) no mês de setembro.
Entre os novos filmes inscritos nesta semana, doze são portugueses, como de Helber Afonso e de Oieras, que concorrem por Destinos, Países e cidades e na categoria Documentários. Outro destaque é filme na categoria eventos, com o Festival de Turismo de João Pessoa de uma empresa brasileira. O filme do Festival de turismo é destinado aos operadores e agentes de viagens o audiovisual demonstra todo o profissionalismo do turismo e alegria do povo do nordeste, sua animação e a geração de negócios, palestras e o formato de feira com stands para exposição. E a produtora vencedora no ano anterior em criatividade incluiu oito filmes, a ideia com pernas, que deverão concorrer nas modalidades de hotelaria e resorts, destinos, gastronomia e documentários. O audiovisual inscrito na Alemanha retrata a gastronomia brasileira de um Grill em Munich com os pratos mais tradicionais, desde churrasco ao drinque capeta.
Desde a edição 2014 do FIACULT, Portugal tem a participação forte no evento, sendo considerado um país que valoriza ao divulgar a sua cultura.
 Os audiovisuais de Portugal estão geralmente como os vencedores nos festivais de cinema de turismo realizados no mundo, como na Áustria, Azerbajão, Espanha, entre outros. “Espera-se que o Brasil sendo um país tão grande, tenha mais vídeos disponíveis para divulgar suas belíssimas regiões e tomar isto como exemplo, pois, é uma maneira eficaz e de valor irrisório de investimento nos festivais de cinema no mundo todo, com um retorno de marketing inimaginável”, ressalta Marta Lobo, presidente, idealizadora e organizadora do FIACULT.
Além dos portugueses, em 2014 os filmes de Itajaí (SC), Fortaleza (CE), Balneário Camboriú (SC), Ilópolis (RS) e Itá foram destaques, pontuaram com grande divulgação e votação pelo site e receberam alguns dos prêmios.

23 de julho de 2015

Abertura da 43ª ABAV Expo será realizada no Auditório Elis Regina

O Auditório Elis Regina (Anhembi) recebe no dia 24 de setembro a solenidade de abertura da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. Diferentemente do ano passado, quando ocorreu na noite da véspera, o evento será realizado pela manhã, das 09h30 às 11h30, no primeiro dia da feira, que também como novidade desta 43ª edição, funcionará nos três dias  das 12h às 20h. A mudança garantirá mais comodidade no deslocamento dos convidados entre o espaço e o centro de exposições. 

O Auditório Elis Regina conta com uma ampla infraestrutura com 7.831 m² e capacidade para 800 pessoas e é considerado um dos melhores espaços par eventos em São Paulo.
A 43ª ABAV Expo acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro (quinta-feira a sábado) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com a participação de expositores nacionais e internacionais e grande variedade de palestras, painéis e debates no Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber. Simultaneamente, também será realizado o 44º Encontro Comercial Braztoa e o Abeta Summit. 

Aviesp considera histórica reunião em Santos

                                                  Debate ocorreu no dia 22 de julho

Associativismo foi tema abordado durante a reunião da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo - Aviesp - com os  consultores de viagens, realizada em Santos, no dia 22 de julho. 

Representantes de  23 agências ouviram por cerca de três horas, importantes aspectos sobre o papel da AVIESP, a atuação política da entidade, os instrumentos de consultas aos quais os associados têm acesso, a importância de ser associado e os benefícios que a entidade proporciona. 

 Segundo o presidente da AVIESP Marcelo Matera e demais diretores, a reunião foi considerada histórica por ter como característica a transparência na condução de determinados pontos.  A Nascimento, que está em recuperação judicial e a Flytour, que promoverá um feirão na cidade, foram temas que ganharam enfoque especial.

Este Feirão em Santos, será realizado em outubro pela Flytour, mas os agentes não deverão participar por não concordarem com o operacional do evento, já que o nome de suas agências não aparecerão e a comissão ainda será reduzida. Matera se comprometeu a intermediar uma nova reunião do grupo de Santos com a Flytour.


Os diretores Marcelo Matera (presidente), Sebastião Pereira (secretário), Daniel Biancareli (tesoureiro), o presidente do Conselho Deliberativo, Marcos Lucas; o regional de Santos, Orlando Pereira dos Santos; além do consultor jurídico da entidade, o advogado Marcelo Oliveira , presentes à reunião, são a favor que de agentes não associados ingressem na entidade.

Inscrições gratuitas para ABAV 2015 já estão encerrando



                    O prazo é até o dia 31 de julho para agentes de viagens e profissionais autônomos

Estes profissionais que ainda não são associados ao Sistema Federativo ABAV, poderão realizar sua inscrição gratuita para participar da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo acessando o site do evento (www.abavexpo.com.br). Após essa data, os interessados ainda poderão efetuar sua inscrição online, ou presencialmente na feira, com o custo de R$ 60,00.
Os associados à ABAV continuarão realizando suas inscrições online, gratuitamente, com direito a solicitação de cinco ADs 90 por CNPJ. A entrada é gratuita também para os que se credenciarem diretamente na feira. Já as empresas associadas às entidades congêneres (Abeta, Abracorp, AirTkt, Aviesp, Avirrp, Belta e Bito) podem se inscrever gratuitamente pela internet – com direito à solicitação de duas ADs 90 por CNPJ – ou no dia do evento, pagando o valor de R$ 30,00 pelo ingresso.


"Estamos a todo o vapor na organização da feira, que este ano se marcará como o grande momento de retomada do crescimento do turismo em 2016. É a hora certa para a reorganização do mercado, após as turbulências dos primeiros meses do ano. A grande variedade de produtos e serviços que serão apresentados pelos expositores possibilitará a realização de bons negócios para todos", destaca o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.
"Estamos a todo o vapor na organização da feira, que este ano se marcará como o grande momento de retomada do crescimento do turismo em 2016. É a hora certa para a reorganização do mercado, após as turbulências dos primeiros meses do ano. A grande variedade de produtos e serviços que serão apresentados pelos expositores possibilitará a realização de bons negócios para todos", destaca o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.

Holiday Inn Parque Anhembi em São Paulo sedia maior torneio de pôquer do Brasil


                            Torneio será realizado entre os dias 23 e 28 de julho

  A 4a Etapa do BSOP – Brazilian Series of Poker, maior torneio de pôquer do Brasil reune célebres jogadores de diversas partes do país.
Para receber os atletas, o hotel preparou descontos em hospedagem, além de cardápios e tarifas especiais tanto no restaurante Camauê quanto no Bar Du Hotel. Este último transmitirá jogos de pôquer para manter o clima do torneio. Pontos estratégicos de vendas de alimentos nas proximidades das salas também foram providenciados, onde será possível encontrar lanches rápidos e bebidas, para maior conforto dos atletas.
Segundo Flávio Andrade, gerente geral do Holiday Inn Parque Anhembi, o local conta com toda a infraestrutura para receber eventos deste porte. “Contamos com salas que acomodam até 1000 convidados e equipe especializada, com equipamentos de ponta que dão todo o suporte para acontecimentos deste nível e que utilizam praticamente todos os espaços para eventos do hotel”, ressalta. Esta é a segunda vez que o maior hotel do Brasil recebe a competição em 2015, sem contar as edições em anos anteriores.

21 de julho de 2015

Travel Ace lança produto inédito no país para animais de estimação

Serviço custa a partir de R$ 1 por dia
A Travel Ace Assistance, empresa líder no segmento de assistência integral aos viajantes, inova mais uma vez, ao lançar seu exclusivo Pet Assistance, que coloca a disposição do mercado uma ampla rede de atendimento para cães e gatos, incluindo cobertura de transporte do animal para veterinários, atendimento de urgência e emergência, consulta ambulatorial, transporte assistência funeral e até hotel, na impossibilidade ou no impedimento do cuidador, entre outros benefícios.

O Brasil possui a segunda maior população de pets do mundo, com 50 milhões de cães e gatos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor fatura por ano mais de R$ 15 bilhões, registrando constantes índices de crescimento. 
“Com a implantação do Pet Assistance, a Travel Ace cumpre o seu objetivo, que é o de cobrir, da melhor maneira possível, o maior número de imprevistos que o viajante possa enfrentar durante sua viagem”, afirma Roberto Roman, vice-presidente da Travel Ace. "A tranquilidade e o conforto proporcionados para quem viaja nas férias ou a negócios e sabe que seu bichinho estará protegido e amparado caso precise de cuidados, também contribui com a qualidade dos serviços de consultoria prestados pelos agentes de viagens aos seus clientes", complementa Roman.

Com o Pet Assistace, o assegurado garante uma boa economia, já que o valor do serviço varia de R$ 1 por dia, para clientes que adquirem assistência a R$ 5 por dia na compra do produto avulso, enquanto uma simples ida ao veterinário (sem transporte) pode ultrapassar R$ 300 na capital paulista e a diária em um hotel especializado chega a R$ 80.

15 de julho de 2015

Pullmantur apresenta roteiros para a temporada 2015/2016 na 43ª ABAV


A Pullmantur participa pelo seu terceiro ano consecutivo da ABAV – Expo Internacional de Turismo, que neste ano chega a sua 43ª edição, e leva para os participantes da feira a oportunidade de conhecerem os roteiros para a temporada brasileira 2015/2016, além de exclusivos itinerários pelo Caribe. O destaque da companhia será o roteiro operado pelo navio Zenith, que fará escalas em importantes e paradisíacos destinos, como Cartagena das Índias (Colômbia), Aruba, La Guaira (Venezuela), Curaçao e Colón (Panamá).
"Para nós é fundamental participar dos eventos do trade e certamente a 43ª ABAV Expo é uma das feiras mais esperadas do calendário do turismo. Por sua importância, o evento atrai grande parte dos profissionais do setor, com quais temos a oportunidade de estreitar o relacionamento", afirma o supervisor de Comunicação e Marketing da Pullmantur, José Maruílson.
A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, simultaneamente ao 44º Encontro Comercial Braztoa. As inscrições para hosted buyers nacionais e internacionais, bem como para o público profissional, já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site:www.abavexpo.com.br.

6 de julho de 2015

ABAV-SP abre programação de julho com o tema facebook

                   Participantes aprendem a criar uma fan page com o objetivo de incrementar os negócios


 Como turbinar a fan page de sua empresa  na rede social de maior penetração do mundo foi  tema abordado no primeiro curso do mês,  realizado  nesta segunda-feira ( 06/07 ),  na sede da Abav, centro de São Paulo.

Com muita desenvoltura, Luciana Caran, fundadora da primeira agência de viagens online do Brasil, inicia explicando ao grupo, as mudanças ocorridas referentes à faixa etária dos usuários. Segundo Luciana, os jovens estão declinando e vão por outros caminhos, ao contrário dos que estão na terceira idade.

Sobre as grandes mudanças, exemplifica agora ser o momento de qualquer pessoa criar conteúdo e concorrer até mesmo com  grandes emissoras."Qualquer um pode ser um produtor de conteúdo online e são os consumidores que têm o controle e as ferramentas de pesquisa nas mãos, falam e trocam experiências sobre assuntos de seu interesse, marcas e serviços", salienta.

Sobre a rede social, afirma ser um tremendo boca a boca de forma mais eficaz.e prevê para o futuro, um número maior de anunciantes na internet do que na televisão.Quanto às reclamações, as pessoas acreditam ser este o melhor caminho.

O curso teve a duração de quatro horas com dicas valiosas para estruturação da página no Facebook incluindo ferramentas e aplicativos para melhorar o desempenho.No final, os integrantes do grupo receberam certificado de participação.

Os próximos cursos ocorrerão na sede da Abav, na avenida Vieira de Carvalho, 115, 8º andar, nos dias 13 e 15 deste mês. O primeiro será com Margareth de Sá , com o tema "Metas e Sucesso" e dia 15 será a vez de Mario Gasparini, diretor da Interface Seguros que abordará o tema "Gestão de Risco: Como essa ferramenta pode lhe ajudar a ganhar dinheiro e manter o passageiro ao seu lado".


     Reportagem: Regina Lemos

5 de julho de 2015

ABAV de Turismo inova na 43ª edição da ABAV Expo


Âncora da Vila do Saber – espaço dedicado à capacitação dos profissionais que visitam a ABAV Expo –, o Congresso ABAV de Turismo inova nesta 43ª edição,  com um conteúdo ainda mais amplo e totalmente alinhado com os três pilares que norteiam a comunicação da feira este ano: Negócios, Conhecimento e Relacionamento.
Com base nas três vertentes, o congresso amplia seu escopo inserindo em sua grade palestras, painéis e debates sobre os temas de maior relevância para o setor. "Estamos renovando a proposta do Congresso para oferecer não somente um conjunto de informações, mas uma completa capacitação para quem atua em agenciamento, operações, redes hoteleiras, locadoras, companhias aéreas, consolidadoras, entre outros segmentos, retomando seu papel de referência na qualificação profissional", ressalta o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.
"Para esta edição, sugerimos temas que englobam os segmentos de e-commerce, mídias sociais, mobile e iniciativas para pequenas e médias empresas. Nossa expectativa é de que os participantes possam entender como esses conteúdos contribuem para seu negócio e, consequentemente, para o desenvolvimento do setor como um todo", destaca a vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, gestora do ICCABAV, que responde pela organização das atividades da Vila do Saber, incluindo o congresso, que este ano tem a curadoria de Gustavo Syllos.
"Estamos preparando uma programação que atenda as necessidades dos visitantes durante os três dias da feira. Quem não puder visitar na quinta ou sexta-feira, também poderá conferir variadas opções de atividades no sábado", complementa Azevedo.
A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo e o Congresso ABAV de Turismo acontecem de 24 a 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, inserindo também em sua programação o 44º Encontro Comercial Braztoa.
Na foto, o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, a vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, e o curador do Congresso ABAV de Turismo, Gustavo Syllos. 

10 de junho de 2015

Aviesp e Campinas iniciam capacitações


                                      Serão 24 treinamentos com início no dia 15 de junho

Da direita para esquerda: Marcelo Matera (Presidente da AVIESP), Alexandra Caprioli (Diretora de Turismo de Campinas) e Fernando Santos (Vice-Presidente da AVIESP)

As capacitações que a AVIESP e a prefeitura de Campinas realizarão em conjunto, por meio de convenio público, visam orientar os profissionais envolvidos com o receptivo da cidade, começarão em 15 de junho, para os atendentes dos pontos de informações e atrações turísticas, trade turístico local e os agentes públicos (GM, Emdec e PM). Serão quatro treinamentos por mês, até novembro, ministrados pelo instrutor Carlos Silvério. As primeiras turmas receberão orientações sobre:
  • Turismo Receptivo - Critérios e Tec. de Desenvolvimento (15/6);
  •  Gestão de Turismo Receptivo (16), 
  •  A valorização de atrativos nos destinos turísticos (29);
  •  Hospitalidade como instrumento de parcerização (30).
  • As aulas ocorrerão nos períodos da manhã (das 8h30 às 12h45) e da tarde (13h30 às 17h45).
    A ação é uma das contrapartidas do convênio firmado com a associação, em função da 38ª AVIESP: Expo de Negócios em Turismo, da qual a prefeitura foi a co-realizadora, “O conteúdo do Carlos Silvério, foi adaptado especificamente para a realidade de Campinas”, explica o presidente da AVIESP, Marcelo Matera.

24 de maio de 2015

21ª BNT encerra edição com grande festa no Beto Carrero

                          Com a mudança de endereço para Itajaí expectativas foram superadas
                                            em número de participantes e expositores.

                                                                                                                                                           Turismo para o Mundo
         
                                                                                                                divulgação

Entre os dias 22 e 23 de maio nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú e ainda no Parque Beto Carrero, em Penha, participaram da feira , 6.918 profissionais do  turismo, procedentes de 297 cidades de 20 estados brasileiros.



                            Mais de 200 jornalistas especializados na área de turismo participaram da BNT.

Miguel Medeiros, Floriano Bortoluzzi, Cleucimara Santiago, João Marcelo Mazzo, Aline Viezzer, Mariza Ortiz, Regina Lemos e Aline Aires.


Aos profissionais da mídia, foi oferecida uma feijoada, no segundo dia do evento, no Infinity Blue Resort,em ambiente elegante com vista para o mar.




Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai também marcaram presença. Alguns produtos despertaram a curiosidade, como o chá de coca, oferecido para degustação, cujo gosto é similar ao do chá verde.


                                      Em 131 estandes mais de 400 marcas presentes.



Segundo os organizadores Geninho Goes e Jair Pasquini, esta edição foi realizada em momentos de grandes desafios considerando as dificuldades na economia do país.No entanto avaliam que o mercado está crescendo e representam boas perspectivas de negócios com expectativas de crescimento do turismo para destinos do Brasil e países da América Latina.


Regina Lemos, Jair Pasquini, Aline Aires, Miguel Medeiros.


          Na feira, um estande chamou a atenção pela presença de dois cães pretos da raça labrador.
Eles são aprendizes da escola de Cães-Guias Helen Keller .
Voluntários e representantes da escola, explicavam como funciona o treinamento destes cães.

O processo de treinamento do cão-guia leva em média cerca de dois anos e custa R$35 mil reais para a escola, mas o cego não paga nada.

 
                                          Projeto inédito será implantado breve nas escolas


A presidente da ABAV- SC , Ely Ribeiro da Silveira, marcou presença e conversou muito com os participantes sobre o projeto Educantur que pretende educar através do turismo, O objetivo é levar os alunos do ensino fundamental, médio e universitário, para fora da sala de aula, para que melhor fixem o conteúdo, com diversão.



A 22ª edição já tem data marcada e será realizada  nos dias 20 e 21 de maio de 2016,  no Centreventos, com a apresentação de um novo espaço, o Business Center, com encontros agendados entre operadores, agentes e fornecedores, além de mais salas de capacitação.

                                                                                                                                                                                              divulgação
O encerramento da feira ocorreu no Beto Carrero World, com a entrega dos Prêmios Campeão de Vendas 2014|2015. Na ocasião, os participantes foram recepcionados com uma queima de fogos, coquetel e ainda puderam conhecer a atração principal, o lançamento do Natal do personagem Schrek.
Reportagem  e  fotos: Regina Lemos