O Meeting da Tecnologia da Federasul, recebeu nesta terça-feira, 14 de junho, o gerente de produtos da Desejo Mania, Mauricio Bastos e Thomas Hartmann, gerente de Marketing e Vendas do GPJ Hotéis e Resorts.Eles falaram sobre o tema "compra coletiva" pela rede que oferece vantagens aos consumidores e muito lucro para os anunciantes.
Segundo os palestrantes, o negócio é sustentável entretanto, é preciso haver seriedade, considerando que o consumidor não é burro e não cai na conversa do desconto. A empresa, no caso, deve ter condições de entregar o que foi ofertado no prazo estabelecido e oferecer qualidade e preços atrativos para que o negócio não vire uma bomba atômica.
No país existem cerca de 1.200 empresas de compras coletivas e a para enfrentar a concorrência , muito dinheiro está sendo investido neste negócio que pelo que tudo indica, veio para ficar.Segundo os palestrantes, atualmente há muita facilidade para entrar no mercado, que está cada vez mais agressivo, no entanto, poucos irão sobreviver,alertam os empresários.
Este modelo de compras com cupons, começou em 1887, nos Estados Unidos , mas foi em 2008 que se espalhou pelo mundo e chegou ao mercado brasileiro. Atualmente, os setores de gastronomia e estética lideram as vendas de compras coletivas pela internet.
Mauricio Bastos, conta que a Desejo Mania, criada em outubro de 2010 pelo grupo RBS, conta com o suporte da mídia através dos veículos do grupo, além da proximidade com clientes e consumidores do próprio local.
Thomas Hartmann, entrou recentemente no sistema de compras coletivas e já faturou 3 milhões de reais em vendas, através destes canais.Ele explica que para o setor hoteleiro, é vantajoso oferecer preços vantajosos em baixa temporada.onde a ocupação é pequena e o cliente acaba retornando em outras ocasiões.
Segundo os palestrantes, em 2010 foram movimentados cerca de 500 milhões de reais e a expectativa para este ano é de faturar o dobro.
Para finalizar, algumas dicas para que o consumidor evite dor de cabeça , em compras coletivas . Primeiro é utilizar um site seguro e com credibilidade, perguntar aos amigos, e sempre investigar as empresas ,dando preferência às consolidadas e não as de fundo de quintal. Outra dica é desconfiar das grandes "barbadas", mantendo a atenção para não levar calote ou comprar "gato por lebre", como aconteceu com uma clínica que anunciava clareamento de dentes. Quando o cliente chegou para fazer o procedimento, ouviu perplexo, que apenas dois dentes faziam parte da oferta.
Nas fotos, Thomas Hartmann, gerente de Marketing e Vendas da GJP e Mauricio Bastos, gerente de produção da empresa Desejo Mania, em pose especial para a cãmera fotogáfica de Regina Lemos.