Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

18 de maio de 2011

Porto Alegre poderá ser a primeira cidade brasileira a implantar um sistema de coleta de lixo eletrônico.

 
 
 LOGÍSTICA REVERSA, foi tema abordado durante a reunião almoço na Federasul, em Porto Alegre, nesta última terça-feira, dia 17 de maio que contou com a participação do coordenador geral do Inovapoa, Newton Braga Rosa, da Bahia e o líder da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cetrel, Alexandre Machado.


No Brasil 15 milhões de computadores são fabricados por ano e o que acontece , é que as pessoas não sabem o que fazer com estes  eletrônicos , quando  estes se tornam obsoletos. Geralmente  são doados ao porteiro do prédio ou  jogado fora. O mesmo acontece aos celulares velhos que ficam pelo menos 5 anos na gaveta. Mas todo este lixo representa riqueza que pode ser convertida em   bilhões de dólares, só com a retirada  do ouro contido nos resíduos eletrônicos. 


Nas placas de computadores existem pelo menos 14 metais preciosos e, além do mais nobre, o ouro, há prata, cobre, paládio(ouro branco) e outros  metais de grande valor que  costumam ser  vendidos para diversos países. 


Só para ter uma ideia, um metro cúbico de lixo eletrônico, vale de 20 a 25 mil dólares. "Isso significa que reciclar  ainda  é mais vantajoso,  por causa dos metais nobres", afirma  Machado que defende o reaproveitamento dos resíduos, que cresce em escala significativa nos países da Europa e  nos Estados Unidos. 


O volume de  lixo eletrônico descartado no Brasil,  atualmente é de 996,8 mil toneladas por ano, o que representa  um faturamento de no mínimo R$ 6 bilhões por ano . 


A novidade é  existe um projeto piloto organizado pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, em parceria com a Cetrel, que poderá apontar a capital gaúcha , como a primeira cidade brasileira a implantar um sistema de coleta, triagem e reaproveitamento de resíduos. A cidade é avançada em triagem e reciclagem de lixo o que já ocorre há muitos anos .



















 



























                                                          

Nenhum comentário: