Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

9 de maio de 2011

Festa do Peixe em Itapuã


Neste sábado, dia 7 de maio,  data da abertura oficial da festa,  comunidade e visitantes, lotaram a praça central de Itapuã para participar do evento que contou com a participação do Prefeito de Viamão, Alex Boscaini, Alexandre Godoy, Secretário Municipal de Cultura e Esportes,  Geraldo Oliveira, Agricultura e Abastecimento, e muitas outras  autoridades.

 Incentivar a cultura  da pesca e também as famílias que aquecem a economia local é um bom motivo para a realização desta festa, além de atrair pessoas que gostam de frequentar lugares privilegiados , declarou o Prefeito Boscaini, em breve pronunciamento dirigido aos participantes. Além de trabalhar com a comunidade, outra meta da Prefeitura é transformar a região em destino turístico. Belezas naturais não faltam em Itapuã, que significa, na língua Guarani " ponta de pedra".




                                                              


A Festa          


A 2ª Festa do Peixe é um dos maiores eventos realizados em Viamão . Projetar a cidade  de forma positiva, para fora do município, além de transformá-la em um lugar melhor, no que se refere  a  auto-estima dos moradores e pescadores da região é mais um desafio da atual administração.

Diversas atrações programadas para o evento, atraíram o público que aprecia  exposições, artesanato, shows. 

Produtos agrícolas, frescos e de boa qualidade , além de ovos caipiras e confecções de lã, foram vendidos a preços acessíveis.







                                                            

A banda da Brigada Militar  que abriu a solenidade de abertura deu um brilho especial a esta festa  com a execução dos Hinos Nacional e  do  Rio Grande do Sul.
                             
                                                                    
                                                    Tainha na Taquara              
                                                       



Para o almoço o cardápio é especial: tainha na taquara. O peixe fresco, fisgado ali mesmo, nas águas limpas de Itapuã, é assado nas brasas e fica uma delícia. É servido inteiro e como acompanhamento, arroz branco e salada verde com tomate.Ninguém costuma deixar nada no prato, sobram apenas as espinhas.








Riquezas do município

  Paineis contam parte da história  dos 269 anos de Viamão. Entre tantas  relíquias,  destaque para a antiga Igrejinha que guarda a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes .

 O Parque Estadual,  distante 57 quilômetros   da capital, com sua imensidão verde, dá proteção à última amostra dos ecossistemas originais da região metropolitana de Porto Alegre.







O parque Nacional de Itapuã possui matas nativas em sua grande extensão.

Animais de diversas espécies são encontrados na região, como as capivaras e o macaco bugio.

Este , empalhado, foi atropelado por um mau motorista que dirigia em alta velocidade. Animais mortos nas rodovias é o que mais  se vê, já está virando rotina.Este rapaz da foto, comenta o assunto  indignado com tanto descaso.





Igreja Nossa Senhora dos Navegantes de Viamão




A pequena igreja, localizada na praça de Itapuã, não conserva as características originais, o que é uma pena! Para a reforma do piso e  teto foram usados materiais comuns, encontrados em lojas de construção. No entanto, cabe reconhecer  o empenho e a dedicação daqueles  que não mediram esforços para que o prédio continuasse  em pé. Atualmente, em Porto Alegre, é comum encontrar  igrejas que fazem parte do patrimônio da cidade, em estado deplorável. Sem verbas para restauração,  vão se rendendo ao tempo, para tristeza de quem    conheceu e viu como eram as igrejas, tempos passados.






Além de trabalhar com a comunidade, outra meta da Prefeitura é transformar a região em destino turístico. Belezas naturais   não faltam, são encontradas por toda a região.














    ****

O pavilhão onde foi servido o almoço  tem    capacidade para receber 700  pessoas, mas o número de participantes  da 2ª Festa do Peixe  foi muito maior. A estimativa é de  que cerca de 8 mil pessoas  tenham passado por lá , durante os três dias do evento que pretende repetir o sucesso desta edição, no próximo ano.

Abaixo, fotos e flagrantes registrados durante o segundo dia da festa do peixe, uma boa iniciativa que só traz benefícios à comunidade, colônia dos pescadores e aos visitantes .

Para as próximas edições,  o sucesso está garantido, considerando que  comer bem, e pagar pouco ( 15 reais por pessoa) é um excelente programa e ainda dá para se divertir com os shows programados para as noites festivas,





                                                     


                                                                                      





                                                                Reportagem Regina Lemos



Comentário da jornalista gaúcha Mari Menda, radicada em São Paulo, enviado  por email.


Regina, fiquei imaginando Itapoã na Bahia, e que coisa mais longe pra se chegar....
Entrei no teu blog descobri a Itapoã pertinho de Porto Alegre
E que vontade de comer taínha!
Parabens pela cobertura, deve ter dado um trabalhão.
Já tem restaurantes servindo tainha o ano inteiro?
Quando eu for a Porto Alegre passo por lá!
beijo e obrigada por lembrar de mim.
mari

4 comentários:

Ivanéri disse...

Muito boa a tua cobertura, Regina!
Realmente, Itapuã é uma pedaço do paraíso, inesquecível para quem a conhece... pertinho do "agito" de Porto Alegre, mantém o encanto bucólico do interior, com sua passarada, o canto dos galos e o ronco dos bugios ao amanhecer, o espetáculo gratuito do pôr-do-sol a cada fim de tarde... Viver aqui é um privilégio, espero que venhas muitas vezes!

elaine disse...

Regina sempre trazendo matérias encantadoras, nos mostrando lugares tão próximos e que nós não costumamos apreciar...

altair disse...

A tua presença em Itapuã na Festa do peixe trouxe um brilho todo especial, alem da grande jornalista´Regina Lemos representa alegria descontração e a sempre felicidade presente, conversei com varios moradores da região e todos fizeram referencias elogiosas a ti, sem contar que matei a saudade dessa amiga de muitos anos. quanto a festa , um sucesso total, mostrando que o poder público esta identificado com sua comunidade. Na pessoa de prefeito Alex e tambem do secretário de agricultura Geraldo oliveira e demais secretárias observamos um trabalho onde cada um fez a sua parte para que o evento fosse um sucesso. Espero que no próximo ano possamos nos encontrar novamente, aí sim para saborear aquela tainha na taquara que só de lembrar da agua na boca. Parabens pelo teu trabalho, teu Blog esta muito bom abs. altair rother.

flavia d rother disse...

Foi muito bom te conhecer, sempre acompanhei teu trabalho na rbs e tambem na rede globo, nunca imaginava te encontrar em Itapuã fiquei feliz em te conhecer o Altair sempre fala em ti contando as historias do trabalho de vocês, mas não imaginava que tu fosse tão alegre e irradiasse tanta felicidade, Regina parabens pelo teu trabalho aquele povo que estava presente na festa do peixe ficou muito feliz com a tua presença.Atraves do teu Blog a festa do peixe passou a ser conhecida no Brasil e no Mundo. Beijos e abraços. flavia d. rother.