Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

6 de maio de 2011

Onibus do Projeto Territórios Negros leva estudantes para passeio histórico em Porto Alegre

Dentro do ônibus, crianças e professores       percorrem  diversas  regiões da cidade . Mas não se trata de passeio turístico, é um tour cultural. Através da experiência direta e visual , os alunos  adquirem  conhecimento dos espaços em Porto Alegre , utilizados pelos negros , desde a época da escravidão , até os dias atuais.

O projeto iniciado em novembro do ano passado - Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre, já ganhou força por sua importância,  pois é um programa de qualidade onde os participantes  aprendem histórias que não conheciam e ainda  se divertem, como é o caso desta turma de meninos e meninas  das escolas municipais. Em cada  percurso, nos territórios negros, são transmitidas    informações sobre a cultura e  modo de vida dos afro-descendentes do Brasil,  em épocas passadas.

 Territórios Negros foi desenvolvido pelo Secretaria Municipal de Educação e conta com a  parceria da Companhia Carris que cedeu o ônibus para  andar pela cidade , com um visual que chama a atenção para o projeto. Garante a visita  semanal a oito locais históricos aos alunos das escolas estaduais  e uma vez por mês,  para as comunidades.



Na tarde ensolarada desta quinta-feira, dia 5 de maio, as crianças  visitaram, entre tantos outros locais, o Mercado Público, construído por trabalhadores negros escravizados. O prédio foi  inaugurado em 1869. Aqui , em pose especial para a câmera da repórter, o momento feliz  de meninos e meninos em excursão por locais históricos, na capital gaúcha.






Regina Lemos- texto e fotos

Nenhum comentário: