Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

9 de junho de 2014

28º Festival Colonial mostra a força da tradição e gastronomia italiana em Garibaldi

       Foram dois dias divertidos com muita comida típica e degustação de vinhos produzidos na região


O público de aproximadamente mil pessoas lotou os Pavilhões da Fenachamp para a festa de abertura do 28º Festival Colonial Italiano, realizado na noite de sábado (7|06) com  presenças do prefeito Antonio Cetolin, Secretária  de Turismo Ivane Favero, soberanas da Fenachamp, convidados e imprensa.

A expectativa para o dia do encerramento, domingo (8|06) era receber mais de 1.500 participantes.




O mau tempo e o frio não foi motivo para intimidar os convidados que chegaram com familiares e amigos para aproveitar tudo o que este festival  tem de bom. Nesta hora a palavra de ordem é aproveitar a comida farta,  o vinho, suco de uva, os espumantes e a música italiana.

 Na festa formam consumidos 800 quilos de massa e mais 800 quilos de galeto, além de salames, queijos, pães e muita polenta com vinho.







Este evento é considerado um dos maiores festivais gastronômicos da serra gaúcha, realizado pela prefeitura de Garibaldi através da Secretaria de Turismo e Cultura e Associação dos Veteranos.

Ao entrar no pavilhão, o visitante pode observar o minucioso trabalho de uma gigantesca maquete com prédios da cidade, é a  Piccola Garibaldi.


                          À noite quando as luzes se ascendem, a cidade ganha  mais vida.e beleza.


A Secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Favero e o prefeito Antonio  Cetolin ocuparam lugares na mesma mesa,  na noite de abertura do festival, criado em 1981 com objetivo de divulgar a primeira edição da Fenachamp.




                                                     Artesanato e produtos coloniais



 Além de excelentes cozinheiros, com lugar de destaque na culinária típica, os descendentes de imigrantes italianos do Rio Grande do Sul também são ótimos artesãos.

Em um espaço reservado, chapéus e cestos de vários tamanhos foram expostos para comercialização. Quem ainda não conhecia o trabalho da trama da palha cujo resultado são lindas cestas, teve a oportunidade de observar a confecção destes produtos de perto.







Quanto aos produtos coloniais, são de dar água na boca. As ofertas tentadoras  vão desde deliciosas tortinhas, aos pães, mel e geleias, feitas com frutas  frescas colhidas direto do pomar de casa.
                 
                   Por toda a extensão dos pavilhões, a contagiante música italiana animava a festa.
               Os shows foram apresentados por José Sampaio, Giramondo e Sexta-feira Alegre.




Para fechar a edição com chave de ouro, as soberanas Bruna Carla Locatelli ( Rainha da Fenachamp) e Juliana Flores Ozorio (Princesa da Fenachamp), em pose especial . Elas estão prestes a entregar os títulos, em grande festa a ser realizada ainda este ano, em Garibaldi, cidade que ficou conhecida como a capital do Espumante.


                                                        Galeria de fotos




                                      Hotel Mosteiro São José concedeu hospedagem à imprensa.


   As soberanas Bruna Locatelli e Juliana Ozorio. À direita, a titular da Secretaria de Turismo, Ivane Favero.


                                                    Reportagem e fotos: Regina Lemos

Nenhum comentário: