Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

27 de março de 2013

IPETURIS e SINDETUR divulgam resultados de movimentação de viagens organizadas na temporada 2011/ 2012

 A pesquisa revela  preferência de turistas brasileiros para destinos com praias, sol  e compras.

Marciano Freire , Juliana Bettini e  Eduardo Nascimento em foto exclusiva para o blog .
Os dados apresentados pelo O Ipeturis- Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo, entidade de turismo fundada pelo Sindetur-SP ( Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo) são de uma pesquisa realizada em 24 estados e Distrito Federal e foram divulgados nesta terça-feira ( 26/03), durante coletiva de imprensa, com  presenças de Marciano Freire, do Sindetur-SP, Juliana Bettini, coordenadora da pesquisa ,  Presidente do Sindetur -SP Eduardo Nascimento e demais representantes de entidades.


                               Entre as 625 empresas pesquisadas, 78% são agências de viagens.

Segundo o diretor do Ipeturis, Marciano Freire, o câmbio está  favorável ao turismo internacional  e os baixos preços  cooperaram  para o incentivo da escolha a destinos internacionais.

Ele explica aos jornalistas que há um relativo equilíbrio na preferência dos viajantes  entre os destinos nacionais e internacionais na temporada verão 2012/ 2013.

O campeão em vendas para o exterior são os Estados Unidos, com preferência  de 38, 9 % dos viajantes que procuram  destinos como Miami ( 9,1%), Disney (8,1%) e New York ( 7,1%).
 O destino Buenos Aires também foi citado em 5,6% do total de empresas entrevistadas.

A grande motivação dos turistas brasileiros é gastar dinheiro em compras durante as viagens , mas  a  primeira , está em aproveitar o sol e  mar.

A pesquisa revela a cidade do Rio de Janeiro como campeã em destino nacional  mais procurado ( 16,0%), seguido por  Fortaleza (12,6%), Salvador (9,3%) , Natal (8,6%)  e a grande surpresa, São Paulo ( 7,5%). A motivação que leva os turistas à capital é a gastronomia, cultura e compras.
O Rio Grande do Sul também foi citado na pesquisa como um destino desejado.

Em volume de vendas mais representativos com resultados de R$1,1 milhão contra R$ 940 mil no segundo semestre, são os destinos internacionais. Os meses de pico são  julho, agosto e setembro.

A pesquisa também  revela a importância  do trabalho do agente de viagem, empenhado na busca  de melhor preço ao cliente, por esta razão deve ser melhor remunerado.
Entre 91% dos entrevistados, 37% pagariam por este serviço.

Informações sobre  destinos são consideradas importantes para 83% e serviços de reservas, tiveram a aprovação de 48% dos consumidores.

Muitos (38%) disseram que pagariam por assistência no aeroporto e outros(33%) pela entrega de vouchers e tíquetes.

Outro dado da pesquisa : o brasileiro está antecipando a compra de passagens e a maior concentração ocorre em maio, outubro e novembro ou seja, na pré-temporada.

Quanto ao volume de vendas, há um diferencial entre as empresas. As maiores vendem 300 vezes mais do que as microempresas.

Os cargos de diretores concentram os maiores salários, mas ao longo dos anos foram reduzidos. No entanto, houve um aumento nos salários de atendimento e vendas, observa Marciano Freire.

Quanto ao ciclo de vida de uma empresa brasileira, muitas não completam nem um ano de existência, outras chegam a 17 anos, em média.No entanto,  o diretor do Sindicato Marciano Freire diz que 23% das empresas consultadas , registram 21 e 30 anos de atividades.

A pesquisa revela : produtos marítimos são comercializados por  mais de 85% das empresas com alto índice  de vendas. A grande maioria das agência atende pessoas físicas.

Em relação ao volume de vendas das grandes empresas,  a pesquisa mostra que foi superior no segundo semestre do ano (  R$  385 milhões frente a R$ 266 milhões no primeiro semestre) com alta nas vendas em outubro e novembro.As empresas médias  alcançaram  R$ 35 milhões contra R$ 31 milhões no segundo semestre e as pequenas ficaram equilibradas com R$ 7,5 milhões.Os meses com pico de vendas são outubro, novembro e maio.






______________________________________________________________________________



                                    Galeria de fotos da coletiva no restaurante Cantaloup, no Itaim Bibi.





Nenhum comentário: