A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) a anfitriã do encontro, é a mais nova integrante da WTAAA- Aliança Mundial das Associações de Agências de Viagens.
Entre assuntos abordados, o alto custo das diárias nos hotéis e serviços, durante o período dos grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo em 1014 e as Olimpíadas de 2016.
Na ocasião foi citada a experiência da África do Sul , onde os preços ficaram cinco vezes mais caros.
Os participantes da reunião são presidentes das entidades que fazem parte da WTAAA, responsáveis por 80% das vendas de passagens aéreas no mundo.
John Pttman (ASTA- EUA), David McCaig (ACTA- Canadá), Otto de Vries ( ASATA- África do Sul), Lars Thykier ( DRF- Dinamarca), Michel de Blust (ECTAA-União Europeia), Peter Barlow (TAANZ- Nova Zelândia), Jayson Westbury (AFTA- Austrália), Praveen Chugh (TAFI- India) e Antonio Azevedo (ABAV- Brasil), fazem parte da comitiva em visita ao Brasil.
Também estiveram presentes ao encontro, Leonel Rossi, vice-presidente de Relações Internacionais da ABAV, Luciane Leite, diretora de Turismo e Entretenimento da SP Turis e Marco Ferraz, Presidente da Braztoa.
Lars Thykier - diretor da The Association of Danish Travel Agents and Tour Operators, e demais participantes, discutiram ainda questões referentes aos cruzeiros marítimos. Embora considere alto e constante o índice de crescimento, "este é um setor dos mais sensíveis à variação de taxas e impostos praticados em cada país e apesar de fantástico, o mercado ainda merece atenção quanto à segurança e satisfação do cliente", enfatiza.
A dificuldade para a obtenção de vistos de entrada no Brasil também foi assunto da pauta . Segundo Antonio Azevedo (ABAV) os maiores empecilhos para as viagens são os vistos. Ele defende a implantação do sistema de solicitação do visto eletrônico, cujo projeto se encontra em tramitação no Congresso.
"Durante os grandes eventos este processo tem de ser menos complicado o que garante sucesso em receber o turistas. O visto eletrônico liberado no aeroporto, facilitaria a chegada dos estrangeiros", diz Azevedo.
David Mcaig e demais participantes relataram a dificuldade para conseguir o visto para o Brasil. Mencionaram a cobrança de taxas excessivas, o mau atendimento e longo tempo de espera.
Durante o encontro foi assinado acordo de parceria entre ABAV e Braztoa
com foco na 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas e a 40ª edição do Encontro Comercial Braztoa.
com foco na 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas e a 40ª edição do Encontro Comercial Braztoa.
“Será a união de forças de duas importantes feiras para o trade turístico, potencializando o alcance de clientes e a divulgação de destinos brasileiros. Será um desafio e uma grande honra”, declarou Marco Ferraz, presidente da Braztoa.
A feira , agora em São Paulo, contará com 50 mil metros quadrados sendo que 1.200 metros são destinados aos associados da Braztoa. Já existe uma enorme fila de espera para a compra dos estandes, diz o Presidente da ABAV Antonio Azevedo, que acredita no sucesso e garante que este será o melhor e maior evento de turismo das Américas.
A feira será realizada de 4 a 8 de setembro, no Centro de Convenções Anhembi, e será aberta ao público no final de semana.
Regina Lemos
_____________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário