Amigos

Total de visualizações de página

340444

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

28 de agosto de 2012

Expointer 2012 e as novidades em máquinas agrícolas.

O sol ainda não deu o ar da graça no Parque de Exposições de Esteio, onde se realiza a maior feira do agronegócio da América Latina.

No entanto, os  dias de chuva não desanimaram o público, principalmente os estudantes que nestes dois últimos dias, invadiram o Parque para conhecer as atrações.


As crianças com deficiência auditiva visitaram a Expointer nesta terça-feira. Através da linguagem de sinais- libras- elas  vão se comunicam muito bem.Talia, de 14 anos, diz que está curtindo muito a feira.


As novidades na Expointer são muitas, os equipamentos para uso no campo estão cada vez mais modernos e as diversas marcas que expõem suas supermáquinas, apresentam tendências que chegarão em breve ao mercado.

 Executivos das grandes marcas, durante coletiva à imprensa falam sobre as linhas de produtos, cada vez mais seguros, potentes, confortáveis e econômicos e que podem ser usados em todas as culturas agrícolas.

A Valtra, uma das marcas pertencentes ao grupo AGCO promete soluções para a lavoura com  seus potentes tratores, colheitadeiras, implementos e pulverizadores. A empresa espera lucrar ainda no período de 2012/2013  devido à manutenção dos preços dos commodities e ampliação da linha de crédito . "O segmento de colheitadeiras tem sido importante para nós.Entramos neste mercado em 208 e de lá para cá só temos crescido", diz Paulo Beraldi, diretor comercial.


Luiz Feijó (diretor comercial), Alessandro Maritano (Vice-presidente para a América Latina) e João Rebequi (Marketing) da New Holland,explicam as medidas estratégicas da empresa, baseadas na segmentação do  mercado."O Brasil tem clientes diferentes e é preciso conhecer e entender a necessidade de cada um e ficar perto deles", diz Maritano que é italiano e se expressa bem em português.
 Rebequi falou sobre as quatro novidades em plantadeiras e duas em trator que são as linhas T7 e T9. A última, alcança até 50 cv de potência sem perder a força.

Trabalhos de pesquisa trazem solução para energia limpa e, a partir de fevereiro, a empresa divulgará mais outra novidade :o trator fruteiro mais moderno do país.

Jornalistas são informados sobre o alto nível de portência dos tratores, durante visita ao estande, após a coletiva.

                                                                    Regina Lemos- texto e fotos

27 de agosto de 2012

Expointer 2012

A maior Feira Internacional de Animais que está sendo realizada no Parque de Exposições de Esteio-RS, ao longo dos 35 anos vem  provando ser o mais importante evento do setor, na América Latina. No ano passado, registrou vendas no total de R$848,7 milhões de reais e para este ano, há previsão de que os números deverão crescer mais.

Os 2.228 expositores  presentes à Expointer, mostram o que há de melhor  em diferentes  raças de animais(183), máquinas e implementos agrícolas, na agricultura familiar, no comércio e artesanato.

Para melhorar ainda mais a estrutura do Parque, o governo do Estado vem realizando investimentos que totalizam cerca  de R$3,5 milhões.

Quem transita pelas ruas do Parque Assis Brasil,  não se importa muito com a chuva que parece não dar trégua aos visitantes.Afinal, tem muita coisa para ver !

 No pavilhão internacional, os vinhos ou os coletes de peles, vindos do Uruguai, chamam a atenção pela  excelente qualidade dos produtos.


Licores ou  cachaças premiadas, destiladas em alambiques e envelhecidas em barris de carvalho também podem ser consdumidas como aperitivo ou  digestivo, após as refeições, afirmam os produtores. E quem prova,com certeza, leva uma garrafa prá casa.


                   Peles de cabra ou de coelho são usadas na confecção destas coloridas roupas uruguaias.


Palestras sobre os últimos lançamentos que irão beneficiar o homem do campo são divulgados nos estandes durante quase todo o tempo.

A Massey Ferguson, com mais de 50 anos de liderança no mercado de tratores, mostra o que há de mais moderno e avançado, em  equipamentos para a  agricultura.

São máquinas potentes, grandes, com velocidade e  precisão e ainda  economizam  combustível. As colheitadeiras, por exemplo, apresenta um exclusivo sistema híbrido de processamento para colher grãos variados, como milho, soja, arroz e trigo."O agricultor está com um produto valorizado nas mãos e todos os indicadores apontam que a situação permanecerá asim", explica Carlito Eckert, diretor comercial da Massey Ferguson.Ele esteve presente à coletiva  da manhã desta segunda-feira, acompanhado por Fabio Piltcher, diretor de marketing da AGCO para a América do Sul.


O programa  Carne Macia  Jaguaretê ( Ribeirão Preto, interior de São Paulo) fez sucesso na Expointer, apresentando o melhor de suas matrizes Simental .

Os proprietários da fazenda em Eldorado do Sul, Luiz Antonio Queiroz e Paulo Roberto Cunha Deneno  estão em busca de  parceiros para doar doses de sêmem de Touro Simental aos criadores gaúchos, interessados em vender o terneiro desmamado à Jaguaretê.

Durante almoço oferecido à imprensa, os presentes levantaram as taças brindando ao sucesso do programa.



Paulo Raffin, Superintendente do Banco BRDE também recebeu a imprensa. Ele explicou que o agricultor pode contar com  o financimento  para o setor rural, equipamentos para irrigação, construção de barragens e demais projetos com taxas de juros de 5,5 % ao ano

A Expointer 2012 iniciou dia 25 de agosto e vai até 2 de setembro.

25 de agosto de 2012

Expointer 2012 espera receber 500 mil visitantes


Com temperatura com cara de inverno, abriu neste sábado, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio,  a 35ª edição da Expointer, a maior feira agropecuária da América Latina.

Os animais  desfilam pelas ruas do parque como verdadeiras estrelas.Muitos recebem  tratamento Vip, pois são eles que irão brilhar durante os desfiles para eleger os campeões de diversas raças.






 Durante a Expointer, foi anunciado os maiores vencedores do Prêmio Gerdau Melhores da Terra. Este ano, os campeões são os representantes dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Chile e Argentina.

O Prêmio comemora 30 anos de história e reconhece a seriedade e importância da premiação para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas. Ao longo dos anos, foram 3.672 inscritos, com 228 premiações.

Para chegar aos vencedores, uma comissão julgadora percorreu 49.000km² no Brasil, Paraguai e Argentina. Avaliou qualidade de equipamentos em termos de segurança. impacto no ambiente, redução de trabalho e muitos outros aspectos importantes.

Os vencerdores  foram anunciados durante coletiva de imprensa, pelo diretor Presidente da Gerdau, André Johannpeter e pelo Coordenador da Comissão Julgadora do Prêmio, professor Luiz Fernando Coelho de Souza.Ele ressaltou a importância dos equipamentos com tecnologia de ponta, avançada.

O destaque fica com o desempenho da agricultura com uma safra de grãos que chegou a 170 milhões de toneladas. Já o setor de máquinas agrícolas aumentou 5% com relação ao ano passado.


A maior premiação da América do Sul para o setor de Máquinas e Equipamentos Agrícolas registrou 600 participantes, destes, 31 foram para a categoria Destaque e 45 para a categoria Novidade. Na modalidade Pesquisa e Desenvolvimento, voltada para estudantes e profissionais das ciências agrárias, foram 524 incritos.

Na categoria destaque, o Troféu Prata Agricultura Familiar foi para o Trator 1055, da Agritec Lavrale.

 O Troféu Ouro ficou com o Distribuidor Accura 1600, da Kuhn do Brasil. Na modalidade Agricultura de Escala, o Troféu Prata foi destinado a Semeadora de Grãos Graúdos Gringa V, da Talleres Metalúrgicos Crucianeli, da Argentina. O Troféu Ouro ficou com a Colhedora de Café Jacto K3, da Jacto, equipamento destacado pela comissão julgadora do prêmio como exemplo nos últimos 30 anos.

A categoria Novidade premiou quatro projetos. O Desensilador Frontal, da Bandeirante Indústria e Comércio de Máquinas, recebeu o Troféu Prata Agricultura Familiar. O Troféu Ouro foi para a Plantadeira Hyper Plus Camalhoneira, da Indústria de Máquinas e Equipamentos Agrícolas KF. O Troféu Prata Agricultura de Escala ficou com a Fecha Taipa Arrozeira FTA 1600, da Agrimec. E o Ouro com o Sistema de Integração Eletrônica, da Semeato.

Em Pesquisa e Desenvolvimento, a premiação no segmento Estudante foi para o trabalho realizado na Universidade de São Paulo, que trata de Sistema de Microprocessadores para Aquisição de Armazenamento de Dado. O prêmio pesquisador ficou com as Universidades de Concepción e Tarapacá, do Chile, com o trabalho “Algorítmos para planejamento e acompanhamento de trajetórias de robôs”.

 Comércio de Máquinas, recebeu o Troféu Prata Agricultura Familiar. 

O Troféu Ouro foi para a Plantadeira Hyper Plus Camalhoneira, da Indústria de Máquinas e Equipamentos Agrícolas KF .

 O Troféu Prata Agricultura de Escala ficou com a Fecha Taipa Arrozeira FTA 1600, da Agrimec.


O diretor presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, enfatizou que a premiação vem sendo cada vez mais procurada por universidades e empresas para inscreverem projetos e estudos. Johannpeter afirmou que em virtude disso o prêmio passou de regional para internacional ao longo desses trinta anos de pesquisa.

O secretário Estadual da Agricultura e Pecuária, Luiz Fernando Mainardi, saudou os integrantes da mesa, os premiados , a imprensa e parabenizou as iniciativas de modernização de projetos e equipamentos para a agricultura. “A agricultura se transformou nas últimas três décadas e sem dúvida isso se deve à evolução tecnológica“, destacou. Disse ainda que este evento deve servir de estímulo já que o mundo precisa de alimentos e o Rio Grande do Sul tem poucas áreas a serem descobertas."Temos de produzir cada vez mais em cima da mesma área e isso só se faz com tecnologia, finalizou.

Mainardi anunciou que a partir de amanhã serão divulgadas as mudanças no Parque de Exposições Assis Brasil, com o lançamento do Museu da Agropecuária que vai contar a história e a evolução da agricultura no Rio Grande do Sul.

Após a coletiva , os participantes foram convidados para o tradicional almoço, ao som do conjunto de Luiz Carlos Borges.

A Expointer encerra dia 2 de setembro e os ingressos custam 10 reais.Maiores de 65 anos e crianças até 5 anos pagam a metade.Estacionamento custa R$25.00 com direito a um ingresso no Parque Assis Brasil.

                                                  Reportagem: Regina Lemos

23 de agosto de 2012

Inverno no sul com cara de verão

É incrível! Mas o inverno no sul está com temperaturas tão elevadas que lembra os ensolarados e quentes dias de verão.


Na capital gaúcha, as árvores dos parques estão floridas, considerando  que ainda não chegou o mês de setembro, nem a primavera.




Na serra gaúcha a temperatura também está acima do normal para a época. Os jardins floridos encantam os turistas.

As malharias queimam  os estoques de roupas de inverno, com promoções que chegam a 70% de desconto, uma boa tentativa para atrair clientes.

Em Nova Petrópolis, segundo os comerciantes de lojas especializadas em couros, este tipo de mercadoria- jaquetas e bolsas, têm vendas garantidas durante o ano todo.

A gaúcha Vera Tomenes saiu de Porto Alegre pela manhã e viajou  a Nova Petrópolis apenas para comprar uma jaqueta de couro . Disse ter feito um bom negócio."A diferença de preço é grande,  vale a pena vir aqui passear e fazer compras," afirma.


João Rafael - gerente de uma das lojas  localizadas no centro de Nova Petrópolis, não se queixa da falta de clientes, que por causa do calor deixaram prá lá as roupas de inverno."Aqui quem não compra jaquetas, leva  acessórios e chapéus", afirma.



Uma boa jaqueta de couro, custa em média, menos de R$300.00,  a de pelica, cerca de R$500,00.Os turistas do nordeste voltam com as malas cheias de produtos confeccionados em couro, porque encontram vantagem nos preços, muito abaixo dos praticados em suas regiões.

Nova Petrópolis, na região serrana, está 98 quilômetros distante de Porto Alegre . Quem prefere ir de ônibus, a viagem dura cerca de 2 horas e meia, levando em conta que os  intermunicipais vão apanhando passageiros estrada afora.

Para quem vai de carro, saindo de Porto Alegre, a viagem é bem mais rápida, 1 hora e meia. Vale a pena observar a paisagem que ao entardecer, é de tirar o fôlego!

                                            Texto e fotos Regina Lemos