Colégio Cruzeiro do Sul este ano estaria comemorando o seu centenário em grande estilo, junto com estudantes e professores . Infelizmente, este educandário que foi referência na educação, só existe , na memória dos ex-alunos . Estes. continuam fazendo esforço sobrenatural para manter a tradição e continuidade das festas do Colégio , que sucumbiu por má administração, que o levou à falência.
A paisagem verde daquela área , frequentada por escoteiros e alunos, está sendo desfigurada pela ação da motosserra que vai agindo, sem dó nem piedade, na derrrubada da mata.
Neste local , habitat dos sabiás, bem-te-vis, tico-ticos e tantos outros pássaros, será construído um condomínio.
Moradores do bairro Teresópolis, na capital gaúcha, que cresceram e conviveram durante muitos anos com a mata, derramaram lágrimas ao ver a queda de árvores tão antigas.
O cenário de paz e encanto perdeu a magia , rendendo-se diante da insensibilidade do homem , que tal como o concreto, pode ser duro e frio.
Dentro de pouco tempo os moradores da avenida Arnaldo Bohrer, ouvirão , ao invés do canto dos pássaros, o barulho da construção, realidade triste de encarar.
Interesses econômicos alimentados pela ganância , contribuem para a devastação de importantes áreas verdes do bairro Teresópolis, o que representa grandes prejuízos ao equilíbrio ecológico .
A maioria dos moradores não se conforma com o desaparecimento da área verde. Eles consideram este desmatamento, uma agressão ao meio ambiente.
O bairro, anos atrás, já foi considerado um dos melhores da cidade . Era indicado por médicos, para quem fazia tratamento de saúde .
Ar puro e a imensa vegetação, eram características marcantes, como as imensas taquareiras, que cresciam por todos os lados e balançavam com os ventos. Algumas espécies chegavam a atingir sete metros de altura. Hoje os bambus praticamente desapareceram , apenas alguns, ainda são encontradas no local.
Texto e fotos: Regina Lemos
20 comentários:
Que desolação não é Regina? Lá aprendemos a proteger a criação de Deus e respeitá~la, e hoje vemos o que nos circundava de energia natural ir sucumbindo sem dó nem piedade. Nem os ambientalistas conseguem conter essa faina imobiliária que só objetiva o lucro. Mais um pulmão verde que acaba. Abração amiga e estamos unidas nesta tristeza. E a prefeitura com certeza liberou a licença para a construção do condominio, o que torna o fato mais lamentável ainda. Áreas verdes que se vão assim trazem em si a futura e implacável cobrança da própria natureza.
Meu DEUS!!O protesto para que não destruíssem a mata nativa desta área que foi sempre nosso segundo lar, vem sendo feita desde que a notícia se iniciou, falando deste tal condomínio. Mas ninguém soube,ou quis, explicar como a prefeitura liberou, o assassinato de mais um pulmão verde, onde várias espécies de animais , nativos, morrerão por falta de habitat.É triste, revoltante, agressivo e inaceitável, tamanha falta de respeito, amor, e consideração com todos e com tudo.Me pergunto seguidamente para que criam-se tantos órgãos ambientalistas neste nosso país, ou será que eles só servem para atender as vontades políticas e comerciais???!!Não entendo, não aceito, não me conformo e infelizmente, também não estou fazendo nada para impedir. Se ninguém faz nada, não tenho dúvidas de que a natureza se encarregará de fazer!!!"Somos herdeiros de nós mesmos"
O DINHEIRO FALA MAIS ALTO. A COBIÇA FINANCEIRA DAS GRANDES CONSTRUTORAS FEZ NO BAIRRO TERESÓPOLIS O QUE FAZ EM QUALQUER OUTRA LUGAR.
PARA ELES DANE-SE O MEIO AMBIENTE. O QUE INTERESSA NO FIM DE TUDO É A SUA CONTA BANCÁRIA CADA VEZ MAIS GORDA.É A GANANCIA DO HOMEM QUE DEVASTA A NATUREZA SEM PIEDADE.
Choca ver qualquer desmatamento e ainda mais em um local que temos boas lembranças, SERÁ QUE A COMPENSAÇÃO VERDE VAI SER SUFICIENTE NESTE EMPREENDIMENTO !! ? fica meu protesto e descontentamento !
Gente!O que senti quando vi aquele triste cenário,é indescritível.Palavras são desnecessárias diante daquelas imagens que falam por mim.
Eu achava linda a mata cerrada, nem dava para ver o prédio onde estudei uma vida inteira.
Cada árvore cortada representa menos uma espécie de borboletas.
O homem destroi tudo , sem lembrar que um dia a natureza cobra com juros o que dela foi retirado.
Cada árvore cortada representa menos uma espécie de borboleta .
Dá uma tristeza enorme, passar todo dia pela frente do que foi um dia uma das melhores escolas de Porto Alegre, e hoje é o quadro da dor, tal é a devastação efetuada pela ganacia do capitalismo selvágem. O bicho homem é o cancer deste planeta
... Eu protesto!
MARIUS BANCA
É um absurdo o fato do IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional) não se preocupar em transformar esse antigo colégio de Porto Alegre em um ponto de atração turística para a capital do Rio Grande do Sul. E não é só no Brasil que isso está acontecendo, em Portugal foram construidas rodovias e aeroportos desnecessários ao invés de se aplicar os recursos na preservação do patrimônio histórico do país. É a chamada "corrida ao ouro", a mentalidade de caçadores ao invés de agricultores, onde se lançam sementes para colher frutos e não apenas se destroi. Parabéns para sempre competente jornalista e amiga Regina Lemos pela matéria. Conte com a equipe da SOECONOMIA Agência de Notícias (www.soeconomia.com.br) no quer for necessário. Beijos, Paulo França
Preocupa saber, pelo menos não se ouviu notícia, da passividade dos moradores do entorno do Colégio Cruzeiro do Sul com o desmatamento criminoso verificado ali. Qual teria sido o motivo desta passividade? O poder público municipal, leia-se Secretaria de Meio Ambiente, deveria ter impedido tal ação. Preferiu consentir. Quando calamos diante destes atos de destruição da natureza, estamos também assinando veemente atestado de nossa morte. Não foram somente as árvores e os animais que perderam espaço para a construção de um condomínio, perderam também todos os porto-alegrenses que deveriam lutar, sempre, pelo título da Capital mais Arborizada do Brasil. A seguir assim, que futuro vamos deixar para as gerações que virão de nós? responda quem souber e quem quiser.
Mais uma área verde que se vai!!!
A ganância fala mais alto, mas a natureza responde a estes "desequilíbrios"...E o "caminho mágico", que encantou a nossa infância e adolescência com árvores e borboletas se desfaz num "toque de máquinas", e o final não é feliz!!!!Lamentável!!!!
Heloisa Helena
este desmatamento é uma agressão á natureza.
Quem sabe marcar um abraço nesta área com os moradores Teresópolis e simpatizantes com a causa, com a convocação da imprensa e de políticos que tiveram a oportunidade de conviver neste local previlegiado. Infelizmente são decisões aprovadas nos gabinetes do governo, e certamente por quem não tem qualquer compromisso a natureza e desconhece que toda essa agressão mais tarde resultará em prejuizo para todos. No Brasil os exemplos são inúmeros e, embora noticiados a todo o instante, o povo passivamente assiste a tudo, lamentávelmente. Deixo o meu protesto mas seria importante saber quem é o responsável pela autorização, para então cobrar explicações no forum adequado.
Na área existe um arroio , O Cascatinha.Vive cheio de entulhos.Já chamei a Prefeitura e até agora, nada aconteceu.
Quanto à mata, havia muitas saracuras, um pássaro que vive na beira da água, parecido com uma galinha.Agora elas estão desaparecendo.
Irma Castanha
Como afirma o RACIONAL SUPERIOR nas brilhantes paginas da sua Obra "UNIVERSO EM DESENCANTO". que toda a Arvore transmite a sua dose fluidica medicinal para ser respirada por todos.
E no VEGETAL está a conservação da Saúde Fisca ,Moral e espiritual.
Pois toda arvore tem seu cheiro, seu perfume, seu aroma, sua essencia, por ser uma vida conservadoras das vidas, por ser um remedio da Flora Medicinal para a cura de todos os males.
Pois para cada doença so existe um remedio e está na Farmacia da Natureza a Flora Medicinal.
FLORA MEDICINAL A FARMACIA DA NATUREZA
O BRASIL Celeiro da Maior riqueza Natural possue uma rica e grandiosa variedades de Plantas Medicinais (destacando o Grande Altar da Natureza a AMAZONIA) que é o maior centro Mundial ecologico onde possui remedios para todos os males da humanidade.
E cujo esse grandioso Centro ecologico chamado AMAZONIA possui uma ação terapeutica que ja foi comprovada cientificamente pelo grandes estudiosos da Medicina.
FLORA MEDICINAL A FARMACIA DA NATUREZA e que vem sendo destruida pela ambição e inconsciencia do bicho homem que tornou-se escravo do capitalismo selvagem e que vem destruindo as Floresta brasileira.
Por isso que a Natureza se revolta e castiga a humanidade atraves de doenças, enchentes, secas e todos os mau tratos devido esse abuso que ele comete contra as leis naturais.
O REFLORESTAMENTO É PRECISO PARA A SAÚDE DE TODOS
A NATUREZA é a Mãe e muito generosa e por isso ela é a geradora e criadora de todos os recursos para manter a Saude e a Vida de toda a humanidade.
E sendo uma MÃE bondosa é que merece todo o RESPEITO porque ela alimenta a todos e dá a vida e mantém gerando todos os recursos para nosa felicidade, então todo RESPEITO a ela é pouco pois ela nos dá tudo a tropco da ingratidão de todos os inconscientes que nãos e conhece e so pensa em si,destruindo Ela em nome de progresso que leva todos a regresso pelas ambições mal refletidas.
Por isso vivem abusando das vontades fabricando coisas monstruosas contra as leis Naturais, por terem o livre arbitrio e usarem inconscientemente por faltar o uso de um RACIOCINIO claro e cristalino e assim pensando livremente e progredindo o mal e devastando os recursos Naturais para expandir o artificio.
O livre arbitrio guiado pela Consciência Positiva que é o RACIOCINIO,so desenvolve o bem e assim tudo florindo naturalmente e a vida sendo bela e o bem a reluzir, mais o Livre arbitrio usado pelo livre pensador somente cria o sofrimento e as dores do mundo por ser a pratica do mal, e assim tudo piorando e se destruindo através do artificio e das quimicas.
Veja que os abusos para os inconscientes já se tornaram tão naturais, que não sentem que estão abusando e por ninguém sentir que está abusando, dominado pela inconsciência, os resultados são esses que estão aí no mundo,deploravéis: o envenenamento da atmosfera, das aguas, do ar, do vento, tudo envenenado pela grande poluição gerada pelo artificio e as quimicas.
O excesso do progresso material só podiam produzir o mal e a destruição da humanidade.
A Natureza é boa e generosa, mas sofrem as consequencias dos seus abusos, invenções absurdas, descobertas absurdas, ambições e ganancias esquecendo da lei do retorno.
E assim a humanidade na sua maioria tornou-se uma parasita monstruosa pelo crimes hediondos praticados contra as leis naturais e destruindo a sua propria saúde e se condenando no Tribunal da Natureza com o devastamento da Flora e dos recursos naturais.
Ao destruirem a Flora medicinal, gerou um grande transtorno e desequilibrio da Saude de todos, pois deixaram de respirarem os remédios transmitidos pela Flora Medicinal para a conservação da Saude e a estabilidade do corpo e da vida e o equilibrio do Planeta.
A inconsciência do animal livre pensador o bicho homem,levou a humanidade a destruir a sua propria saúde, a sua propria vida, ficando desguarnecidos e desamparados do OXIGÊNIO MEDICINAL, transmitido pela Flora Medicinal.
Por isso que o RACIONAL SUPERIOR chama ATENÇÃO de todos para o REFLORESTAMENTO das cidades, pois como ELE afirma é uma coisa necessaria para a SAÚDE do ser humano.
Porque toda a arvore tem seu perfume, sua essência,seu aroma, é uma vida conservadora de vidas, por ser um remedio daFlora Medicinal a Farmacia da Mãe Natureza que fez para preservação da Saúde dos seus Filhos.
Então minha gente, há necessidade urgente de ARBORIZAR o Planeta Terra, por todos os cantos, por todos os lados, por todos os centros populosos, por todos so arrabaldes,enfim, para a conservação da Saúde de todos e da Vida para evitar os desequibrios naturais provocados pela progresso artificial
Regina...importante seu alerta. Devemos mostrar que não fazemos parte do mesmo coro de boçais inconsequentes que detonam tudo em volta em nome do progresso e da civilização, exterminando inclusive nossa memória... é incrível que isso acontece em todos os cantos do Brasil... aqui onde moro os nefastos empreendedores de Alphaville destruiram a última e maior área verde da Granja Viana para construir aquelas porcarias de loteamentos de novos ricos...essa insanidade infelizmente vai nos levar ao extermínio... legal vc não se calar... bj e feliz ano novo... parabéns
Muito triste ver áreas verdes serem devastadas! Precisamos plantar árvores e não retirá-las, fora a questão da lembrança de todos vocês que estudaram nesse Colégio. As consequências do aquecimento global são sérias, e se medidas não forem tomadas urgentemente, daqui a pouco não terá mais vida na terra. Não podemos permitir a devastação de áreas verdes.
Gilberto Natalini
Vereador PV/ SP
Respondendo o que tive conhecimento: Na comunidade de Teresópolis, um grupo de relacionamento do qual faço parte, no Orkut, temos exemplos de vários protestos , até em Praça Pública com a Praça Guia Lopez,desde 1995, por um jovem que coletou assinaturas e fez o protesto, lá também encontram-se outros relatos semelhantes, mas o poder público e seus órgãos "Protetores da Natureza" encarregaram-se de não ouvir nada que não fosse relativo a Lucro, investimento e assemelhados.
Acho que precisamos de uma reportagem do CQC nesta história, ou algo do gênero!!!Contem comigo.
Realmente, é muito triste assistir à destruição promovida pelas incorporadoras em nossa cidade e, ainda, sob a descabida afirmação de elas se preocupam com a preservação ambiental. É lamentável como essas empresas vendem a ilusão de que as pessoas morarão em lugar onde há mata preservada, quando na verdade o que há é um falso e decorativo resquício de vegetação. O que realmente eles produzem é um "empilhamento" de gente, sem privacidade e a tão propagandeada qualidade de vida. Enquanto assistimos, impotentes, a essa destruição e empulhação, a conta bancária e os negócios desses "investidores" não para de crescer, o que lhes garante usufruir de longas estadas em lugares, como a Europa, onde a preservação ambiental é levada bem mais a sério do que aqui; ou seja, eles destroem aqui para aproveitar lá.
Estudei no Cruzeiro e não reconheço mais meu amado colégio.
MFranzen-
Postar um comentário