Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

23 de novembro de 2010

Em Cuba famílias dividem o mesmo espaço nas residências

Conta a História  que em Cuba  havia muita desigualdade social  e por conta da revolução , a riqueza   foi distribuída   ao povo.

A família de Fidel Castro , possuidora de muitos bens, também entrou nesta reforma urbana, liderada por ele mesmo.

Atualmente o povo possui uma única moradia, embora o espaço tenha de ser dividido entre as  pessoas da mesma família . Muitos alegam  ter falta de privacidade.

 O povo cubano é descontraído e social, por natureza e todos apreciam a leitura. A cultura impera na ilha, onde o acesso aos livros e à educação é comum.

 Na área da saúde, o tratamento é igual para todos.. Qualquer cubano que procura o hospital, realiza exames sofisticados, de alta tecnologia,  gratuitamente, declarou um  cubano.



Em todas as cidades como  Holguin, Santa Clara, Havana ou Camaguey as casas   são  de estilos diferentes.  Algumas  se destacam por suas cores vivas e construções sofisticadas

Quem esteve em Cuba anos atrás já sente uma pequena diferença. As  casas estão sendo pintadas de cores vivas, o que não ocorria anteriormente . Material de construção e outros produtos não chegavam ao país devido ao bloqueio  que impede as transações  comerciais e econômicas com outros países.

No interior das  casas, os moradores  possuem   aparelhos de televisão colorida e os fogões ( duas bocas)  elétricos.Os cubanos , apesar de viverem com  restrições, são  alegres e demostram amizade por todos , principalmente por brasileiros .


As novelas da Globo fazem sucesso em Cuba e  os atores são muito elogiados por sua interpretação.Agora , neste mês de novembro de 2010, está no ar  "A Favorita" e os cubanos, esperam ansiosamente pela próxima história. Ao encontrarem  brasileiros, vão logo  falando sobre os  personagens que conhecem e, curiosos, querem saber  como será o final  da novela.

Este cubano tranquilo com um  livro na mão, é fã de novelas brasileiras  e pergunta qual  será a próxima trama da Globo.



Nas residências,  pendurar roupas nas janelas para secar são cenas comuns em toda a cidade de Havana . Este cenário é encontrado nas pinturas de artistas cubanos, em trabalhos expostos nas feiras e galerias de arte.


Jogadores de futebol também são conhecidos em Cuba, com destaques para Ronaldo e Ronaldinho.E é muito comum encontrar  meninos jogando bola, alegres e travessos como qualquer criança. No Brasil, anos atrás estas cenas também eram comuns.Hoje as crianças brasileiras moradoras das grandes cidades,  vivem em condomínios e  não brincam na rua .


                                Texto e fotos : Regina Lemos







Nenhum comentário: