A expectativa de público é de 62 mil visitantes durante os quatro dias do evento.
A 22ª edição da ABF Franchising Expo 2013, ocupa os pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte .
Promovida pela Associação Brasileira de Francshiing ( ABF) e organizada pela Brazil Trade Shows (BTF) a feira pretende movimentar R$450 milhões em novos negócios.
O evento considerado o maior do mundo, acontece entre os dias 12 a 15 de junho , com participação de mais de 470 expositores que desejam expandir seus negócios .
Nos dois primeiros dias de feira foi registrado movimento de 30 mil pessoas .
Segundo levantamento da ABF, no ano passado o mercado de franchising no Brasil faturou R$103 bilhões, com crescimento de 16,2% em relação ao ano anterior.
Esta feira é um ótimo local para o empreendedor ficar por dentro do mercado de franquias, conhecer as oportunidades e decidir o quanto deseja investir.
Há diversas oportunidades em vários setores, como alimentação, calçados, moda, cursos de idiomas e até mesmo SPAS que tratam da beleza.
Em um estande, o SPA das Sobrancelhas do Rio, comemora a expansão dos negócios
com espumantes.Os dirigentes garantem retorno de investimento em apenas oito meses.
A maior concentração da franquia está no Rio de Janeiro, onde tudo começou em 2007. Mas foi em 2010 que os negócios começaram a evoluir, explica Jane Muniz, que hoje administra o SPA em quase 268 unidades no Brasil."A ideia é fechar a feira com mais 50 negócios", conclui.
As marcas buscam novos empreendedores e não economizam esforços, ávidos na expansão dos negócios que na maioria das vezes, combina preço com qualidade de serviço.
Empresas consolidadas do sul do país participam da feira, com estratégia de crescimento de negócios, como é o caso da empresa Caracol Chocolates e Galeto Mamma Mia, de Gramado.
Os empresários Rafael Sager e Eduardo Fairon Rech estão satisfeitos com o grande número de interessados desde o início da feira." Em apenas dois dias foram feitos mais de 150 cadastros".Rafael explica que no caso do chocolate, este produto tem o seu diferencial e não apresenta concorrentes. A lei determina , para a produção de chocolate , o percentual mínimo de 25% de cacau em seus ingredientes. A produção gaúcha acrescenta mais de 36% e, em alguns casos chega a 85% , explica Rafael.
A 22 ª ABF Franchising Expo feira encerra neste sábado(15/06) com ingressos a R$60 reais.
Reportagem Regina Lemos