Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

27 de março de 2013

IPETURIS e SINDETUR divulgam resultados de movimentação de viagens organizadas na temporada 2011/ 2012

 A pesquisa revela  preferência de turistas brasileiros para destinos com praias, sol  e compras.

Marciano Freire , Juliana Bettini e  Eduardo Nascimento em foto exclusiva para o blog .
Os dados apresentados pelo O Ipeturis- Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo, entidade de turismo fundada pelo Sindetur-SP ( Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo) são de uma pesquisa realizada em 24 estados e Distrito Federal e foram divulgados nesta terça-feira ( 26/03), durante coletiva de imprensa, com  presenças de Marciano Freire, do Sindetur-SP, Juliana Bettini, coordenadora da pesquisa ,  Presidente do Sindetur -SP Eduardo Nascimento e demais representantes de entidades.


                               Entre as 625 empresas pesquisadas, 78% são agências de viagens.

Segundo o diretor do Ipeturis, Marciano Freire, o câmbio está  favorável ao turismo internacional  e os baixos preços  cooperaram  para o incentivo da escolha a destinos internacionais.

Ele explica aos jornalistas que há um relativo equilíbrio na preferência dos viajantes  entre os destinos nacionais e internacionais na temporada verão 2012/ 2013.

O campeão em vendas para o exterior são os Estados Unidos, com preferência  de 38, 9 % dos viajantes que procuram  destinos como Miami ( 9,1%), Disney (8,1%) e New York ( 7,1%).
 O destino Buenos Aires também foi citado em 5,6% do total de empresas entrevistadas.

A grande motivação dos turistas brasileiros é gastar dinheiro em compras durante as viagens , mas  a  primeira , está em aproveitar o sol e  mar.

A pesquisa revela a cidade do Rio de Janeiro como campeã em destino nacional  mais procurado ( 16,0%), seguido por  Fortaleza (12,6%), Salvador (9,3%) , Natal (8,6%)  e a grande surpresa, São Paulo ( 7,5%). A motivação que leva os turistas à capital é a gastronomia, cultura e compras.
O Rio Grande do Sul também foi citado na pesquisa como um destino desejado.

Em volume de vendas mais representativos com resultados de R$1,1 milhão contra R$ 940 mil no segundo semestre, são os destinos internacionais. Os meses de pico são  julho, agosto e setembro.

A pesquisa também  revela a importância  do trabalho do agente de viagem, empenhado na busca  de melhor preço ao cliente, por esta razão deve ser melhor remunerado.
Entre 91% dos entrevistados, 37% pagariam por este serviço.

Informações sobre  destinos são consideradas importantes para 83% e serviços de reservas, tiveram a aprovação de 48% dos consumidores.

Muitos (38%) disseram que pagariam por assistência no aeroporto e outros(33%) pela entrega de vouchers e tíquetes.

Outro dado da pesquisa : o brasileiro está antecipando a compra de passagens e a maior concentração ocorre em maio, outubro e novembro ou seja, na pré-temporada.

Quanto ao volume de vendas, há um diferencial entre as empresas. As maiores vendem 300 vezes mais do que as microempresas.

Os cargos de diretores concentram os maiores salários, mas ao longo dos anos foram reduzidos. No entanto, houve um aumento nos salários de atendimento e vendas, observa Marciano Freire.

Quanto ao ciclo de vida de uma empresa brasileira, muitas não completam nem um ano de existência, outras chegam a 17 anos, em média.No entanto,  o diretor do Sindicato Marciano Freire diz que 23% das empresas consultadas , registram 21 e 30 anos de atividades.

A pesquisa revela : produtos marítimos são comercializados por  mais de 85% das empresas com alto índice  de vendas. A grande maioria das agência atende pessoas físicas.

Em relação ao volume de vendas das grandes empresas,  a pesquisa mostra que foi superior no segundo semestre do ano (  R$  385 milhões frente a R$ 266 milhões no primeiro semestre) com alta nas vendas em outubro e novembro.As empresas médias  alcançaram  R$ 35 milhões contra R$ 31 milhões no segundo semestre e as pequenas ficaram equilibradas com R$ 7,5 milhões.Os meses com pico de vendas são outubro, novembro e maio.






______________________________________________________________________________



                                    Galeria de fotos da coletiva no restaurante Cantaloup, no Itaim Bibi.





22 de março de 2013

Clube de Hotéis. com é lançado no mercado e pretende ser inovador em vendas online no Brasil

                 O  Site de reservas  de hotéis online vai concorrer com  outras agências e                                                                           proporcionará melhor custo-benefício aos consumidores.

O novo modelo de negócio (OTA- Online Travel Agency) para o setor de  viagens e turismo é o resultado de dois anos de estudos e pesquisas de mercado, com investimentos  de R$1,5 milhão.

Estes dados foram revelados pela diretora da empresa no Brasil,  Ivonete Bombo, durante coletiva de imprensa, realizada no hotel Pergamon, em São Paulo.

Com vasta experiência na área - 25 anos de trabalho no setor de hotelaria e lazer, a diretora diz que este modelo inovador que preza pelo bons serviços será um estímulo às parcerias."Sem a união do setor seria impossível a conquista do projeto que veio para ficar", conclui.

Com sede em São Paulo e filiais  em Brasilia e Rio de Janeiro, a empresa virtual pretende se destacar em
preço e qualidade e não haverá taxas de cobrança pelos serviços ou cancelamentos dentro do período.

Interessados em participar do Clube de Hotéis.com podem entrar em contato com os telefones (11) 3123-2038  /   (11) 3123-2049 ou por e-mail.

          Phillipe Godefroit, gerente geral do Gran Marquise Hotel, em Fortaleza, reuniu-se ao grupo de jornalistas e conversou, com seu sotaque francês, sobre a nova empresa virtual , que trabalha com " equipe de pessoas , por trás", como diz Ivonete Bombo.

Durante o jantar houve sorteio de um iPad . O prêmio ficou com  a jornalista Edgony Bezerra, do Diário do Nordeste, de Fortaleza.

                                             
                                                             Reportagem Regina Lemos
                             

  Mais fotos  do evento em Páginas

Skal SP apresenta nova diretoria

                      A cerimônia de posse foi no hotel Pergamon, centro de São Paulo.

   O novo presidente da Skal -SP é o engenheiro  Aristides de La Plata Cury , sócio diretor da  Prisma Business. Ele foi empossado na última quinta-feira ( 20/03), e irá comandar a entidade até 2015.
Daniel Santos, da Trend Operadora e Patrícia Servilha, da Chias Marketing são os vices.


 O evento contou com a presença de Ana Carolina Medeiros, Presidente Nacional , além de skalegas , representantes de associações parceiras e imprensa.

Walter Teixeira, do grupo TX, permaneceu na presidência durante quatro anos e trabalhou  junto a outras filiais para o estreitamento de relações e adesão de novos sócios ao clube cujos resultados foram  positivos.


Em pose especial para o blog, Aristides Cury ( Ari, como é conhecido no trade), Walter Teixeira, Ana Carolina Medeiros e Jose Guilhermo Alcorta-  Presidente  da Panrotas. 

Durante o jantar foram apresentados os  novos sócios que agora fazem parte do Skal-SP.São eles:
Elias Meo, da Travel Pool, Francisco Guardia, da Bysense, Horácio Rentes, da Webbusiness, Luís Rossi, do Grupo Accor, Sérgio Junqueira Arantes, da Revista Eventos, Margarete Gomes, da Magg Turismo, Oduvaldo de Souza, do Grupo TX, e Wagner Ferreira, da JWF Gestão.

Integrantes da nova diretoria  do Skal -SP
Presidente - Aristides de la Plata Cury (Prisma Business)
1º vice-presidente - Daniel Santos (Trend)
2º vice-presidente - Patricia Servilha (Chias Marketing)
1º secretário - Manuel Nogueira (JVS)
2º secretário - Toni Sando (SPCVB)
1º tesoureiro - Roberto Adler (Agaxtur)
2º tesoureiro - Móris Litvak (Web Business)
Diretor de Estatutos e Protocolo - Luiz Eduardo dos Ramos Costa (Costa Advogados)
Diretor de Patrimônio - Sérgio Arantes (Revista Eventos)
Diretor social - Celso Aredes (Masters Transportes)
Diretor de Relações Públicas - Luiz Henrique Miranda (Pressclub)
Diretor de Difusão e Mídia - Eduardo Jadão (RNJ)
Diretor de Relação com Companhias Aéreas - Eduardo Pereira Filho (Tropical Hotéis)
Past Presidente - Walter Teixeira (Grupo TX)
Conselho fiscal - Celso Guelfi (GTA)
Conselho fiscal - Rogers Makhloof (Sun Crowne)
Suplente conselho fiscal - Isaías Luz (SKL Travel Services)
Suplente conselho fiscal - Gustavo Syllos (CMNet Soluções)

Guilhermo Alcorta
Conselho:

Adriano Gomes ( Nascimento)
Eduardo Nascimento (Nascimento Turismo)
José Guillermo Alcorta (PANROTAS)
José Roberto Silva ( Sanchat )
Leonel Rossi (Decatur)
Luíz Ambar (Sabre)
Carlos Roberto Bernardo (Accor)
                                                           Luiz Eduardo Calle (Barcelo)
                                                           Diana Pomar (Conselho de Promoção Turística do México)
                                                           Eduardo Sanovicz ( Abear)
                                                    
                                                                                                         
Nova diretoria Skal - SP
Foto: Panrotas

Reportagem: Regina Lemos
________________________________________________________________________________

19 de março de 2013

Nova Casual Free apresenta sua marca em São Paulo


Este é o primeiro evento da empresa que surge no mercado para marcar presença e mostrar os seus produtos.

O evento realizado nesta terça-feira (19/03), no centro de São Paulo reuniu profissionais que trabalham com turismo.

Em noite festiva , os participantes ouviram informações  sobre a Alemanha, que ocupa o quarto lugar entre os países mais procurado por brasileiros, em viagem à Europa.

Margareth  Grantham, diretora  de representação do centro de Turismo Alemão, deu dicas de roteiros importantes para quem vai visitar o país pela primeira vez.

"O  visitante pode conhecer toda a Alemanha de trem e a estação, em Berlin, está localizada dentro do aeroporto, proporcionando mais conforto ao turista", diz a diretora.

No final, uma surpresa: o consultor mais  bem sucedido em vendas neste destino, será premiado com uma viagem para a Alemanha, com direito a levar acompanhante.
______________________________________________________________________________________

13 de março de 2013

Workshop Mundo Agaxtur 2013

Agaxtur realizou mais uma edição em São Paulo (12/03). A empresa com 60 anos de tradição, dispõe de 500 destinos à escolha do passageiro que também pode optar, por roteiros personalizados.

 Evento   reuniu profissionais da área do turismo da capital e interior do Estado.



Na ocasião muitos brindes foram sorteados.

O público esperou até o final do evento,  na esperança de levar para casa  um carro ou uma moto.


Durante todo do dia os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre diversos destinos nacionais e internacionais.

As palestras  ocorriam simultaneamente em diversos  locais e os consultores de viagem concorriam a sorteios.


Leonardo Duarte, supervisor comercial e Luiza Boeira, diretora da Brocker Turismo de Canela, distribuíram material e chocolates produzidos na serra gaúcha.
Canela e Gramado são destinos muito procurados, principalmente no inverno.


Ruukaia Escandaz divulga a Emirates com cerca de 200 aeronaves em  operação do modelo Superjumbo Airbus A380-800.

Gerson Morais degusta vinho uruguaio, servido pela gerente de um hotel em Montevideo, Monica Rossi.

         Vinhos argentinos produzidos na cidade de Mendoza, apresentados por Martín Garcia Polilio.


              Fondue de frutas com chocolate e pasteis de Santa Clara foram servidos aos participantes.



            Gilson Marçal, diretor do Vittorio´s  ao lado de Tony Santos e Antonio Machado.
            Eles divulgam as empresas localizadas na International Drive, em Orlando, Flórida.


             
                                                                           Regina Lemos

10 de março de 2013

Pet Show 2013 aberta ao público no fim de semana


A feira é uma das principais vitrines do setor Pet
e atrai muita gente que pretende conhecer os novos produtos lançados no mercado.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação- Anfaipet- existem no país 101,1 milhões de pets, sendo 35,7 milhões de cães e 19,8 milhões de gatos.

O Brasil  , o segundo maior do mundo em população de gatos e cachorros, apresentou no ano passado, crescimento de 13,17%, com R$ 13,8 bilhões em vendas.


O valor médio, referente a gastos com cuidados aos animais de estimação por mês é de R$ 390,00 o que significa que o mercado está em expansão.




Nos primeiros dias, o evento reuniu empresários do setor e vendeu roupas, acessórios , além de inovações em equipamentos para uso domiciliar ou clínico.Este que está sendo demonstrado pelo próprio fabricante  é de patente brasileira e único existente  no mercado brasileiro.
Util para imobilização de gatos durante procedimentos clínicos.

 Agility, free style e demonstrações de modalidades esportivas com cães chamam a atenção do público como também o trabalho dos cachorros que guiam pessoas com deficiência visual.


Alan Ghelardi posa ao lado de seu amigo Yury, um cão da raça labrador, de 2 anos e 8 meses.Ele conta que  durante o ataque ao World Trade Center, um cego foi salvo graças ao  trabalho de seu cão que o retirou do prédio antes do desabamento.


                                                                Centro de Adoção

Na feira há muitos cachorros que estão à espera de um lar.

Eles estão bem tratados e com ótima saúde.

Há casos tristes, como de envenenamentos e abandono, mas todos foram bem sucedidos e resgatados a tempo de serem salvos.

Os cachorros são dóceis e  e expressam felicidade a todos os que chegam para fazer carinho.







Os cachorros resgatados nas ruas também foram incluídos em apresentações de cortes , penteados e transformações.


Com ampla programação, os visitantes ainda podem participar de workshops, congressos, seminários e palestras ministradas por profissionais do setor.


Projeto Mucky

Alexandra Chicoli trabalha para salvar os saguis e outros primatas.




No estande o que mais vende são  brinquedos, os adesivos custam R$ 3,00.
Todos os artigos à venda são doações para ajudar a manter o projeto que passa por dificuldades.

A feira, aberta no dia 07/03, encerra neste domingo às 19h no Centro de Convenções Imigrantes, Rod. dos Imigrantes km 1,5, em São Paulo.

Há transporte gratuito até o local do evento com partidas em vans, estacionadas na rua Nelson Fernandes,  imediações da estação Jabaquara do metrô.

Reportagem Regina Lemos