Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

20 de setembro de 2014

Gaúchos comemoram o 20 de setembro com festas e desfiles

                       
Estas festividades são essencialmente culturais e durante a semana há diversas atividades  recreativas, campeiras, artísticas, cívicas e sociais.


Pela importância da data no Rio Grande do Sul 20 de setembro é feriado .

 No  Acampamento Farroupilha , as homenagens à Guerra dos Farrapos iniciada em 1835.

O embate durou dez anos e é considerado um dos mais importantes episódios  da História do Rio Grande do Sul, representando um marco na formação social e política deste Estado.




O Acampamento Farroupilha - denominação dada ao evento - está localizado em uma imensa área central de 65 hectares, em Porto Alegre. Nasceu em 1981, junto com a criação do Parque da Harmonia.


 Apresentações artísticas e a dança, fazem parte das festas gauchescas , assim como em todos os CTGs  (Centro de Tradições Gaúchas)  do país.



Manter a tradição é o lema dos gaúchos. Através da prosa e verso, demonstram o amor e orgulho que sentem pelo Rio Grande.

Em todos os eventos é costume cantar o Hino do Rio Grande do Sul.



                 
       Acampamento Farroupilha abriga 362 piquetes, 40 pontos comerciais e mais 60 de alimentação. 


Os comerciantes expõem  produtos diversos como cuias,  artigos de couro ou  roupas  típicas  para o dia e festas. Os lenços de cetim fazem parte da indumentária.




O vistante que chega ao acampamento de imediato é atraído pelo cheiro do churrasco,  servido à vontade , acompanhado de salsichão e farinha de mandioca. 


Deitada em fogo de chão , a carne vai  sendo assada aos poucos, durante muito tempo, temperada apenas com sal grosso.

Em todos os piquetes, sempre há pessoas comendo churrasco a qualquer hora do dia ou da noite. 
Em cima da chapa , a chaleira está sempre cheia, com água quente para o chimarrão, a bebida tradicional dos gaúchos.

A médica tradicionalista Naira Jobim , durante a Semana Farroupilha deixa sua a residência da zona sul de Porto Alegre e constrói seu piquete no parque , onde permanece até o enceramento das comemorações.


Com a extinção da Chama Crioula, é encerrada a Semana Farroupilha.  Mas amanhã (21|08) ainda haverá muita movimentação no local.



                                                



Segunda-feira o Acampamento Farroupilha será desmobilizado para retomada das atividades campeiras e esportivas no Parque da Harmonia.

Muitos sentirão saudade das trovas,  das rodadas de chimarrão, do churrasco compartilhado com amigos, da conversa animada , perto das brasas incandescentes do fogo de chão. Porque gaúcho é assim, um sentimental por natureza , que adora preservar as origens e a cultura do Rio Grande do Sul.


No próximo ano  todos estarão de volta, com seus apetrechos e animais e fixarão residência no mesmo local. A tradição de manter a chama crioula acesa, continuará por séculos, assim como a cultura e a tradição de um povo, cujo sentimento de amor pelo Estado está enraizado, fazendo parte integrante da alma daqueles que nasceram ou escolheram viver Rio Grande do Sul.

                                              
                                                          Texto e Fotos : Regina Lemos

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da reportagem.Muito bom o texto e as fotos.
Lorena

Anônimo disse...

Sandra Sallee disse...
Salve 20 de Setembro !

Anônimo disse...

Eu gosto de ver as comemorações farroupilhas e as lojinhas.
Irma Castanha