Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

15 de dezembro de 2013

A poluição branca do Tietê

Cidade turística espera solução definitiva para acabar com a poluição do rio


Pirapora  do Bom Jesus tem cerca de 16  mil habitantes.Fundada em 1730, está a 54 quilômetros de São Paulo. Os moradores consideram a cidade,  a capital dos romeiros e dos milagres.

Encravada entre morros e pedras às margens do rio Tietê, seu casario antigo é  convite ao lazer nos fins de semana. 


As festas de agosto são um marco regional . 

Os principais monumentos religiosos do Estado de São Paulo estão em Pirapora. Destaque para o Portal dos Romeiros, o Seminário , a Igreja Matriz e a Fonte dos Milagres. 

                                               
                                                                      Fonte dos Milagres  
              


"Seria atraente, quase uma imagem europeia com a brancura da neve, se não fosse a triste realidade imposta por um rio poluído que corta a cidade". Esta é a opinião do engenheiro Antonio Linus Rech que visitou Pirapora do Bom Jesus , no final de novembro, com a família. Para ele, a situação mudou pouco desde sua visita anterior, em 2003.




Naquela época a espuma gerada pela poluição do Rio Tietê atingia as pontes principais da cidade, chegando a transbordar.




Para amenizar as consequências, autoridades do setor, construíram aspersores (chuveirinhos) para dissolver a espuma.

Segundo e engenheiro, esta não é a solução definitiva, pois ameniza as consequências mas não elimina a causa, que é a poluição vinda da capital e região metropolitana de São Paulo.













"A poluição gerada pelo Rio Tietê, invade a cidade, prejudica o turismo e traz desconfortos à população", conclui  Rech.


Nenhum comentário: