A segunda edição do Fórum de Turismo de Negócios -FTN e Simpósio para Integração do Mercosul SITMERCO, (10/08 a 11/08) contou com a participação de profissionais do trade e parlamentares do Mercosul. A proposta comum é a integração do turismo na América do Sul com debates, palestras e capacitações.
Caravanas vieram do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, interior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Jornalistas de vários estados, incluisive da Paraíba participaram do evento.
A Secretaria de Turismo de Goiás e Bahia marcaram presença como também representantes do Convention Bureau de Guadalajara, do Instituto Baleia Franca e da empresa de sinalização
SINASC.
Os debates, em português e espanhol, apresentaram temas variados com foco nas políticas públicas que visam contribuir para o fortalecimento do setor turístico.
O diplomata Régis Perci Arslanian, que foi Chefe da Representação Brasileira junto ao Mercosul e a Aladi abriu o ciclo de palestras, com o tema:" O Turismo como fator de desenvolvimento econômico e de integração".
"Hoje a América do Sul é o grande boom e precisamos conhecer os países vizinhos ao Brasil, que é um mosaico de cultura e beleza."
Arslanian disse que o turismo atualmente representa a atividade econômica que mais cresce na América do Sul, mas considerou que ainda há muitos entraves. As taxas abusivas praticadas nos aeroportos quando o turista se encontra em trânsito, são alguns pontos a serem revistos. "O passageiro paga 70 dólares pelo voo e 100 de taxas", conclui.
Arslanian disse que o turismo atualmente representa a atividade econômica que mais cresce na América do Sul, mas considerou que ainda há muitos entraves. As taxas abusivas praticadas nos aeroportos quando o turista se encontra em trânsito, são alguns pontos a serem revistos. "O passageiro paga 70 dólares pelo voo e 100 de taxas", conclui.
A América do Sul tem cultura e natureza, ótimas atrações para quem gosta de viajar e a expectativa de crescimento para 2012 fica entre 3 e 4% , revelou o diplomata. Disse ainda que nos últimos anos quem mais gastou eram emergentes. Como consequência, houve um crescimento no turismo acima de 10%, enquanto que toda região das Américas, não passou de 4%.
O Planejamento evita a improvisação , minimiza custos e não pega ninguém desprevenido. A recomendação é planejar antes, durante e depois da crise e sobretudo, tirar boas lições, após a solução do problema.
As dicas importantes, são do especialista em Consultoria e Treinamento Empresarial, Crisomar Lobo de Souza que abordou o tema Gerenciamento de Crises no Turismo. Ele inicia a palestra citando o significado de crise, segundo o dicionário :"É uma manifestação violenta e repentina de ruptura de equilíbrio".
Souza cita fatos ocorridos geradores de crises , como enchentes e tsumamis que já destruiram muitas cidades turísticas que foram reconstruídas.
A enchente que destruiu Blumenau foi
lembrada, e o fato provocou uma desistência de viagens ao destino Santa
Catarina. "Os turistas ficavam com receio de ir a Florianópolis".
"Há também crises relacionadas à saúde e alimentação", diz Crisomar. Cita o Hotel Pestana, de alto gabarito que foi para a mídia por utilizar produdutos vencidos.
"Acidentes relacionados com transporte ou os que prejudicam o meio ambiente, os eventos de origem criminal, levam um certo tempo para recuperar a imagem da empresa.
Uma crise no turismo, afeta a confiança do viajante. Importante é fazer planejamento de todas as possiblilidades de erros para contornar o problema com êxito quando este aparecer, já que não existe mágica, nem fórmula correta a ser seguida na empresa", explica Crisomar Souza.
Dentre os assuntos interessantes apresentados no Fórum de Negócios está a palestra sobre Guadalajara- a segunda mais importante cidade do México,conhecida como a Pérola do Ocidente, apresentada por Cynthia Carmona Peniche, gerente de Promoção e Hospitalidade.
"Após o Pan de Guadalajara, a cidade está mais moderna, com excelente infraestrutura", diz a palestrante mexicana que se expressou muito bem em "portunhol". Há muitos shoppings e diversão durante 24 horas , além da vantagem do reembolso da taxa de imposto (16%), após apresentação das notas fiscais de compras, direto no aeroporto, concluiu.
As palestras prosseguiram na parte da manhã e tarde, de sábado.
O Professor Gil Giardelli falou sobre o tema "Inteligência e Inovação em Mídias Sociais: Colaboração Humana, Inovação Coletiva e Social Good".
O público elogiou a participação de Girardelli, uma das melhores dentro da programação.
O público elogiou a participação de Girardelli, uma das melhores dentro da programação.
A Ceretur marcou presença no FTN. Javier Romanello fez a divulgação dos programas e roteiros da Operadora, enquanto Marta Lobo, organizadora do evento, cumprimenta Girardelli, após o término de sua palestra.
Os famosos docinhos de Pelotas, a cocada da Bahia , o queijo e vinho da serra gaúcha, sucesso entre os participantes! Ninguém fez cerimônia e comeram todas estas delícias, sem culpa.
A segunda edição do FTN encerrou com a participação de Valdir Valendowisky- Presidente da Santur , no lançamento da marca "Mercosul- Turismo de Integração".
Marta Lobo, diretora do FTN e turismóloga, já tem planos para o próximo FTN que será realizado em agosto do próximo ano, em Florianópolis e Brasília.
Galeria de Fotos
Beti Sefrin- Insider2 |
Marta Lobo , Gil Giardelli e a editora de Regina Lemos Repórter.
Texto e fotos: Regina Lemos
Um comentário:
Muito legal, Regina!
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