Jane Marinho, a intérprete da língua usada pelos surdos, denominada Libras, recebeu a medalha de honra do Mérito Farroupilha, por serviços prestados a esta instituição. A solenidade, na sala Castelo Branco, na Assembleia Legislativa, contou com a presença de autoridades estaduais. O deputado Frederico Antunes (PP), fez um breve pronunciamento e agradeceu por todo o trabalho desenvolvido durante as sessões plenárias.
Jane Marinho disse que a experiência gaúcha foi muito gratificante.Através da ajuda que recebeu dos gaúchos, conseguiu alcançar o seu objetivo, que era formar a filha que nasceu surda.
Jamilly Dillanny, disse que aprendeu muitas coisas em Porto Alegre onde teve um grande desenvolvimento profissional e também pessoal. Vai deixar muitos amigos no sul, tanto os ouvintes quanto os surdos. Professora de educação física, ela também é instrutora de línguas.
Em de abril de 2002, a língua dos sinais, foi declarada a segunda oficial do Brasil.
Para Jamilly, muitos ouvintes deveriam aprender a comunicação em libras, para que surdos e não surdos possam interagir com fluência, sem a ajuda do intérprete.
Na sala de imprensa, amigos se despedem de Jane Marinho que retorna para sua terra natal, Maceió, até o final do mês.
Texto e fotos: Regina Lemos
2 comentários:
Oi Regina, gostaria de parabenizá-la por esta matéria! Meu nome é Quetlin Ester de Araújo, também sou intérprete de Libras e tive o enorme prazer em trabalhar ao lado da Jane Marinho durante dois anos e meio na Assembléia Legislativa. Ela é uma pessoa que realmente merece toda a nossa admiração e homenagem. Uma pessoa guerreira, com muita determinação e garra. Apesar da saudade que sentirei, fico muito feliz que ela esteja voltando para sua terra natal, para junto de sua família. Jane, amo muito você querida colega, que Deus abençoe você e sua família neste novo recomeço em Maceió. Beijos
Apraz-me ver e saber da VITÓRIA da pequena grande indiazinha, guerreira caetés, sobretudo do seu merecido VALOR, ora reconhecido pelos que a homenagearam, mas que não me surpreende em nada, pois sei de sua garra, determinação, inteligência, competência, abnegada dedicação e AMOR à causa abraçada: sua amada Jamilly! Parabéns, menina!
Postar um comentário