Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

11 de dezembro de 2010

Cuba surpreende e fascina

Casas pequenas, parecidas, construidas com  lages simples , ou casarões e  prédios  baixos onde     o  estilo predominante é  o colonial espanhol  . Esta é  Cuba, a maior ilha do Caribe com muito rum, charuto e salsa. A impressão   que o visitante  tem logo que chega  em Havana, é  que a cidade vive uma pós- guerra . Os prédios cinzentos, em sua grande maioria,  precisam de reformas e pinturas para melhorar o aspecto decadente.  Mas a  beleza e conservação daqueles que estão localizados no centro histórico ou em áreas nobres, chamam a atenção dos visitantes que desembarcam em grupos, no aeroporto Jose Marti.
 São 2,3 milhões de turistas  por ano e eles  querem ver tudo de perto,  principalmente as mudanças desde que Fidel Castro passou o poder a seu irmão Raul. Atualmente,  prédios estão sendo reformados e já existem lojas para compra de material de construção. Pouco tempo atrás, o governo fornecia  aos moradores gratuitamente.Agora, quem  conseguir guardar uma quantia para a compra de tintas ou outros materiais, vai poder deixar  a  sua moradia  com cara de nova , para alegria de todos os membros da  família que dividem o mesmo espaço.
Nas fotos , mostramos um pouco do cotidiano dos cubanos, povo   educado e alegre, mesmo sem o direito de sair do país por conta própria, como qualquer cidadão do planeta que vive em regime democrático.
Em janeiro haverá mudanças .  Talvez  seja esta , uma boa  medida a ser adotada , só para começar!







Carne  suína  transportada  pelas ruas de Havana .

Prédio em reforma

Padaria  de Havana - foto tirada sob protesto do  padeiro.
População vai às compras, no açougue em Havana.







                                                                   Texto e fotos: Regina Lemos

Nenhum comentário: