Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

6 de novembro de 2010

Expo Peru 2010

Peru  marca presença no Brasil

Evento realizado de 4 a 7 de novembro, no Memorial da América Latina mostra a cultura, arte, artesanato e gastronomia deste país com dez mil anos de História.



O local escolhido para abrigar a Expo Peru , é cenário perfeito para realização deste  evento que nasceu com a missão de estreitar as relações do Brasil com os países da América Latina, afirmam os anfitriões , embaixador Ricardo Ghibellini e o Cônsul -Geral em São Paulo, Jaime Stiglich.

Durante  todo o dia , há um  programa de atividades com rodada de negócios, workshop , com a participação de  empresários do setor do turismo e outras áreas, autoridades  , gestores de políticas públicas, além de representantes de câmaras comerciais,  e personalidades latino-americanas.


Na foto abaixo, Renzo Gonçalez, que faz parte da comitiva  que atua no segmento de alimentos.Ele explica como é feito o  processo de colheita das azeitonas para a produção do azeite.No idioma espanhol, disse que as azeitonas são colhidas  em Yauca , sem o uso de máquinas.O período de colheita é de quatro meses e o  produto  mais procurado, o  extra-virgem. é de excelente qualidade com  apenas 0,5% de acidez.Este azeite   top de linha   é  comercializado  por 8,5 dólares americanos. Aqui no Brasil , o empresário procura parcerias  para a venda  do azeite peruano no mercado brasileiro .




                         A Creart Mod Peru, representadas por  Nancy  Acuña e Marcy Gomero , diretoras da empresa,  apresentam  peças  fabricadas com fibras do melhor  algodão peruano.


                                                                         O ARTESANATO



Os olhos dos visitantes voltam-se para  mostra  de   artesanato , com exposição de peças coloridas de inestimável valor,  que  dá uma ideia da riqueza cultural do povo peruano.











                                                                 JOALHERIA PERUANA

Este joalheiro é Juan Cárdenas Flores que  trouxe de Cusco, peças produzidas com prata 950 . Esta coroa  e  "el niño", como ele se refere à imagem do menino  de  vestes ,  sapatos prateados e  coroa na cabeça , são  duas obras  que chamam  a atenção   de quem passa pelas tendas de artesanato.  O artista levou 45 dias para terminar cada uma destas peças que impressionam pela beleza e originalidade.






                                                                      MÚSICA E SHOW

Um dos momentos mais esperados  foi a apresentação de Eva Ayllón, a mais importante cantora afro-peruana da atualidade. Dona de uma potente voz  e de  requebrado ímpar, em uma fusão de rítmos peruanos com africanos, a cantora  brilhou no  show  desta quinta-feira, dia 5 de novembro, levando  ao delírio a plateia de peruanos que a idolatra.

                                            COMIDA TÍPICA  E  BEBIDAS TRADICIONAIS
O Festival de Gastronomia  é uma atração no evento com  degustação de diversas variedades da bebida típica do país, como o tradicional pisco que é a cachaça dos peruanos. A algarrobina e chilcano  são algumas destas bebidas  servidas ao público . Os cebiches, tiraditos e anticuchos,   iguarias que fazem  parte do cardápio de degustação receberam  a aprovação do público brasileiro.

Os empresários  peruanos Federico Conroy e Steve Álvarez Mosca degustam o pisco enquanto esperam o início do show de Eva Ayllón.  A bebida  mais tradicional do Peru   tem um gosto  saboroso do tipo "quero mais".No entanto, o  pisco   tem efeito devastador se não for consumido com moderação.É como  cachaça .



TEXTO E FOTOS: REGINA LEMOS

Nenhum comentário: