Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

6 de outubro de 2010

Álcool e vinho- odem reduzir índices de doenças cardíacas

Álcool em quantidade baixa tem efeito protetor e pode reduzir mortes e doenças cardíacas.
 
 É o que afirma o oncologista Gilberto Schwartsmann, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , palestrante desta quarta-feira(6), na reunião - almoço , na Federasul. 
 
 Ele falou sobre o tema " Medicina e Vinho" , no painel "Tá na Mesa" .
 
 Dois cálices por dia, é o que recomenda o médico e empresário que é proprietário de vinícola Laurentia, na Barra do Ribeiro.
 
O vinho, tem substância protetoras -resveratrol e polifenois,  e são antioxidantes, mas deixou claro que o excesso é prejudicial à saúde.
 
Usar o álcool não é medida preventiva, garante Schwartsmann.

 
 Associado ao vinho , estão os  exercícios físicos , além de uma boa dieta alimentar,  rica em legumes, verduras e frutas.Quanto mais cores na salada, mais nutritiva e benéfica para a saúde, lembra o médico que ainda falou sobre as propriedades  do óleo de milho e oliva , excelentes para o organismo.

Quanto à ingestão da carne, ele explica que a  vermelha deve ser consumida, apesar de haver notícias contrárias. Peixe também é saudável e é preciso  comer pelo menos duas   vezes por semana.

Não há nenhuma evidência  que recomende  tomar  vinho para curar câncer ou evitar o  aparecimento da doença. Quanto ao suco de graviola,  divulgado como eficiente no combate ao câncer, ele explica  que é o mesmo que "navegar em águas não conhecidas".

Para prevenir câncer de intestino,que mata muita gente no Brasil,  o médico recomenda fazer exame de coloscopia. Para as mulheres,  lembra a importância do papanicolau - exame que pode ser feito de graça, no SUS . Lembrou que nos Estados Unidos, casos de morte por câncer de colo de útero é considerado raro hoje entre os  norte-americanos.

 Segundo o especialista,  estatísticas apontam que três em cada dez pessoas irão morrer de doenças cardíacas, como infarto ou derrames, e duas , deverão desenvolver câncer. Schwartsmann ainda apresentou dados da Organização Mundial da Saúde que revelam que, nos próximos 30 ou 40 anos, a primeira causa de morte nos países em desenvolvimento, como o Brasil, será o câncer. “Isso porque haverá menos doenças cardíacas e as pessoas vão ter mais tempo de vida”, avaliou.

“Exames preventivos ajudam a eliminar muitas doenças. O desafio é saber que a vida pode nos dar uma rasteira”, informou o médico, que aconselhou que se viva como se fosse o último dia.

A pessoa é responsável por mudar seu próprio destino”, afirma o médico que recomenda
evitar o fumo, manter uma dieta balanceada e medir a pressão arterial , controlando o nível de colesterol. Esta é a receita de boa saúde.





Jornalistas atentos sobre explicação do consumo de vinho.




Texto e fotos: Regina Lemos

Nenhum comentário: