Os ex-alunos do Cruzeiro do Sul festejaram na noite passada, 25 de setembro, os 98 anos de fundação do colégio que hoje só existe na memória de quem por lá passou. O Cruzeiro , um dos educandários mais importantes do Rio Grande do Sul , onde estudaram escritores ilustres como Érico Veríssimo , Josué Guimarães , governadores, faliu por incompetência e má adminstração deixando um vazio e sentimentos de frustação entre professores,funcionários e estudantes que passaram grande parte de suas vidas
naquele educandário.Moradores antigos do bairro também lamentaram o triste fim do Colégio.
A foto é do dia 3 de outubro, eleições no Brasil. Mas não houve eleitores como já ocorre há anos, porque daquele antigo local de votação, só existem lembranças.Neste dia, muitos colegas costumavam se reecontrar, agora ficou difícil apertar mãos amigas e distribuir afetuosos abraços.
O jantar , no Teresópolis Tênis Clube, em Porto Alegre contou com a presença de mais de 100 colegas que não se viam há muito tempo e também aqueles que costumam reunir-se com frequência . Para os cruzeiristas, o tempo não passa e quando se encontram , são os mesmos dos velhos tempos de estudante, ocasião em que o Hino é cantando com entusiamo, com a música e letra na ponta da língua. A missão de cada um, é preservar a memória do colégio que permanece imponente em sua estrutura original, no bairro Teresópolis .
Um dos momentos mais emocionantes da festa, a entrada da professora Zina Appel no salão .Aos 95 anos de idade não perde nenhuma festa do colégio onde viveu e lecionou por muitos anos.
Zina Appel é abraçada por Iara, professora de Educação Física.Atrás, Chico Young .
Zina e Regina em pose especial para o blog
A foto mostra quatro amigos cuja amizade , iniciada desde os tempos da adolescência , nas salas de aula, no campo de futebol e na cancha de vôlei e basquete, continua forte até hoje. Campomar, Sonia Maria, Olinda e Leal se conheceram durante o período escolar.Casaram e continuam fiequentando as festas do colégio, cuja memória será preservada por muitos e muitos anos . Esta é a promessa dos ex-alunos que bravamente lutam para preservar a história do Cruzeiro do Sul que embora tenha fechado suas portas para sempre, viverá eternamente dentro de cada um de nós.
Texto e fotos: Regina Lemos
Nessta foto a turma do ginásio, posa com a professora Zina Appel, durante o recreio, na escadaria no interior das dependências do colégio. Dias felizes, no Colégio Cruzeiro do Sul
*****
3 comentários:
ESTA FESTA SEMPRE SE REVESTE DE UM BRILHO ESPECIAL ONDE O AMOR PELO COLEGIO E VALORES LÁ ENSINADOS SÃO A NOTA ALTA. AO CANTARMOS O HINO ,TODOS JUNTOS, É COMO SE O TEMPO NÃO TIVESSE TRANCORRIDO DESDE A NOSSA ADOLESCÊNCIA.
LUTEMOS TODOS PELO TOMBAMENTO DOS PRÉDIOS QUE ABRIGARAM GERAÇÕES E NOMES ILUSTRES DA CULTURA GAÚCHA E BRASILEIRA.
bixo...saudades d vcs.
campomar me deixa ligado.
esse ano vou com certeza.
abracos.
MARAVILHA DE BLOG... SAUDADES DO CRUZEIRO DO SUL
Postar um comentário