Durante o "Tá na Mesa" ( 29/09), foi assinado o termo de cooperação entre a Federasul, a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, que passou a ser, oficialmente, apoiadora macro do projeto "Porto Alegre uma cidade de excelência em serviço".
A iniciativa é da Divisão de Serviços da Federasul, coordenada pelo vice-presidente Carlos Biedermann, e propõe ações para tornar a Capital gaúcha uma cidade de excelência .
A iniciativa é da Divisão de Serviços da Federasul, coordenada pelo vice-presidente Carlos Biedermann, e propõe ações para tornar a Capital gaúcha uma cidade de excelência .
O termo de cooperação "Porto Alegre uma cidade de excelência em serviço" já havia sido assinado com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre (Sindpoa) em março desse ano e abrange dez ações: Revitalização do Centro Histórico, Branding Porto Alegre, Cais do Porto, Centro de Convenções, Mobiliário Urbano, Trânsito Fácil, Orla do Guaíba, Polo em Pós/Especializações, Cluster Saúde e Aumento da Competitividade .
O palestrante da reunião- almoço , diretor da consultoria Gouvêa de Souza , Marcos Gouvêa de Souza, disse que o varejo brasileiro apresenta o quarto maior crescimento no mundo, numa comparação que inclui a Índia. Ele falou ainda , sobre o perfil dos consumidores atuais, chamados de “neoconsumidores”, e que utilizam multicanais, como lojas e internet, usando instrumentos digitais, de uma forma global, uma vez que acompanham os preços praticados em diversos países. Ele ainda chamou à atenção para o “metaconsumidor”, uma denominação que surgiu esse ano, que, de acordo com o consultor, seria a evolução do “neoconsumidor”, tendo uma preocupação maior com o consumo consciente e a sustentabilidade.
Marcos Gouvêa ainda salientou que o Brasil está de acordo com o pensamento global em relação à sustentabilidade. Adiantando dados de uma pesquisa realizada com 8,5 mil pessoas em 17 países, Gouvêa de Souza disse que, 74% do total de entrevistados avaliaram ser importante preservar o meio ambiente, 61% deles mostraram a relevância de reciclar o lixo e 50% consideraram que os recursos naturais são finitos. Da mesma forma, os entrevistados brasileiros apresentaram as mesmas preocupações, só alterando os percentuais, que foram de 86%, 75% e 45%, respectivamente. Essas informações integram um levantamento feito em agosto, que será apresentado durante o 13º Fórum do Varejo da América Latina, que acontece em São Paulo, de 19 a 20 de outubro
Jornalistas durante a reunião-almoço na Federasul , em Porto Alegre.Neste momento o palestrante diz que é preciso correr muito para acompanhar as transformações que estão ocorrendo no mundo.
Regina Lemos
Nenhum comentário:
Postar um comentário