Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

29 de setembro de 2010

Brasil ocupa o 4º lugar como maior mercado de varejo mundial

Durante o "Tá na Mesa" ( 29/09), foi assinado o termo de cooperação entre a Federasul, a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, que passou a ser, oficialmente, apoiadora macro do projeto "Porto Alegre uma cidade de excelência em serviço".
A iniciativa é da Divisão de Serviços da Federasul, coordenada pelo vice-presidente Carlos Biedermann, e propõe ações para tornar a Capital gaúcha uma cidade de excelência .

O termo de cooperação "Porto Alegre uma cidade de excelência em serviço" já havia sido assinado com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre (Sindpoa) em março desse ano e abrange dez ações: Revitalização do Centro Histórico, Branding Porto Alegre, Cais do Porto, Centro de Convenções, Mobiliário Urbano, Trânsito Fácil, Orla do Guaíba, Polo em Pós/Especializações, Cluster Saúde e Aumento da Competitividade .


 O palestrante da reunião- almoço , diretor da consultoria Gouvêa de Souza ,   Marcos  Gouvêa de Souza,  disse que o varejo brasileiro apresenta o quarto maior crescimento no mundo, numa comparação que inclui a Índia.    Ele falou ainda ,  sobre    o perfil dos consumidores atuais, chamados de “neoconsumidores”, e que utilizam multicanais, como lojas e internet, usando instrumentos digitais, de uma forma global, uma vez que acompanham os preços praticados em diversos países. Ele ainda chamou à atenção para o “metaconsumidor”, uma denominação que surgiu esse ano, que, de acordo com o consultor, seria a evolução do “neoconsumidor”, tendo uma preocupação maior com o consumo consciente e a sustentabilidade.

Marcos Gouvêa ainda salientou que o Brasil está de acordo com o pensamento global em relação à sustentabilidade. Adiantando dados de uma pesquisa realizada com 8,5 mil pessoas em 17 países, Gouvêa de Souza disse que, 74% do total de entrevistados avaliaram ser importante preservar o meio ambiente, 61% deles mostraram a relevância de reciclar o lixo e 50% consideraram que os recursos naturais são finitos. Da mesma forma, os entrevistados brasileiros apresentaram as mesmas preocupações, só alterando os percentuais, que foram de 86%, 75% e 45%, respectivamente. Essas informações integram um levantamento feito em agosto, que será apresentado durante o 13º Fórum do Varejo da América Latina, que acontece em São Paulo, de 19 a 20 de outubro
 

Jornalistas durante a reunião-almoço na Federasul , em Porto Alegre.Neste momento o palestrante diz que é preciso correr muito para acompanhar as transformações que estão ocorrendo no mundo.

                                                              Regina Lemos

Nenhum comentário: