Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

14 de janeiro de 2010

Zilda Arns


O BRASIL CHORA A FALTA DE ZILDA ARNS,A FUNDADORA DA PASTORAL  DA CRIANÇA.

Quando escrevi o texto publicado na última quinta -feira sobre o terremoto em  Sillicon  Valley-Califórnia-nem imaginava a sucessão de tremores de terra que estava a caminho,atingindo no dia seguinte, outras cidades no mesmo estado  como Los Angeles.O tremor chegou  também ao Nordeste brasileiro e por fim o mundo tomou conhecimento quase  na hora,deste último,de 7 graus na escala Richter -que  arrasou o Haiti.Este foi o pior de todos os terremotos registrados há pelo menos 200 anos no país caribenho.Entre milhares de vítimas  está a médica  pediatra e sanitarista Zilda Arns,fundadora da Pastoral da Criança há quase 30 anos.Ela morreu atingida na cabeça ,quando o teto  de uma igreja  desabou depois de ter feito uma palestra para 150 pessoas.Era sua segunda missão humanitária neste país.

Zilda Arns lutou a vida inteira pelos menos favorecidos e conseguiu diminuir   a mortalidade infantil mudando a vida das pessoas carentes com seu amor e passando  conhecimento para quem ignorava até mesmo os princípios básicos de higiene.

A última vez que vi  Zilda Arns foi quando o Papa Bento XVI esteve em São Paulo e havia uma multidão concentrada em frente ao Mosteiro de São Bento que tinha esperança de ver e acenar para Sua Santidade.No meio de autoridades convidadas uma senhora desatacou-se  : era Zilda Arns que caminhava calmamente com seu sorriso de paz.Havia políticos entre os convidados e estes receberam vaias.Mas quando a grande dama passou pela multidão foi ovacionada. Eu também não me contive e fiz parte da turma que a aplaudia. Era o reconhecimento pelo seu trabalho na Pastoral da Criança que a partir do Paraná seguiu pelo Brasil afora e chegou a 20  países do mundo.Ela não ganhou o Nobel da Paz,embora tenha sido indicada,mas seu amor incondicional pelos carentes jamais será esquecido.

 Zilda Arns, até o último dia de seus 75 anos de vida , dedicou-se  principalmente aqueles a quem amava tanto: as crianças Seu nome será sempre lembrado e  sua obra vai continuar e  como ela mesma  costumava dizer:  "Pé na Tábua"!Regina Lemos/foto:divulgação

11 comentários:

Anônimo disse...

Que o trabalho e o exemplo de Zilda Arns, sejam a marca e a reflexão de que todos nós podemos tornar o mundo melhor.
Como sempre, belo texto, REgina Lemos.

Flavia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flavia disse...

com a morte de zilda arns todos ficamos com sentimento de perda. cada criança que vemos perambulando pelas ruelas deste país em busca de uma mão que lhe ajude dando-lhe carinho atenção e amor, hoje com toda certeza estão mais sozinhos e desamparados. não quero uma outra zilda, o que desejo que cada um seja uma zilda. as crianças deste brasil precisam das zildas. então sejamos ela. flavia rother.

Arte Minha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lira Pedroso disse...

Zilda Arns...um coração que estendia amor, paz e benevolência ao próximo, abrangendo 20 países do mundo. Seu desaparecimento deixa uma lacuna, mas tb uma lição de vida. Será para sempre lembrada! Lindo texto Regina...beijos!! lira

Unknown disse...

EXCELENTE TRABALHO!!!!!!!!!!!!!
MULHERES ASSIM NÃO MORREM NUNCA, POIS DEIXAM SUA MARCA DE SABEDORIA E BONDADE.

SUSU.

Anônimo disse...

Zilda Arns foi uma luz nesses tempos tão sombrios,tão carentes de uma mão amiga.Foi a nossa Madre Tereza do Brasil,que com a sua perseverança,fé e solidariedade salvou e deu vida a milhares de crianças no país e exterior.Talvez demore para nascer, se nascer, alguém com a alma semelhante a dela.
Sirlene Chervezan

Unknown disse...

" O Haiti é aqui" - Vi o especial sobre Zilda Arns na Globo News e estou emocionada...chorando mesmo...impressionante como com boa vontade, fé e garra fizeram muitas coisas mudarem aqui no BR. Morreu como uma heroína lutando por causas nobres, que nem se quer nos preocupamos. A nossa vida é tão baseada em vaidades, egoísmos e vãs filosofias que se fizéssemos 1 miléssimo do q ela fez já ajudaria muita gente.
Lívia Chervezan

Hilário disse...

Zilda Arnz, uma mulher que dedicou sua vida a ajudar crianças pobres, muitas estão vivas por causa dela. O Brasil perdeu muito, aliás o mundo perdeu com a morte repentina da Dra.Zilda Arns fundadora da pastoral da criança. estamos todos tristes.Deus tem um propósito pra cada um e permitiu que a doutora morresse nessa maneira trágica."Jesus disse deixem os pequeninos virem até mim, Quem acolher uma criança estará acolhendo a mim mesmo."
Tenho certeza que Jesus a recebeu sorrindo....
O Brasil agradece a Deus por ter tido essa personalidade tão virtuosa!! abraços Regina!

Marcia Ratton disse...

Zilda produziu frutos maravilhosos ao longo de sua vida ajudando a salvar a vida de muitas crianças ao redor do mundo.
A determinação de Zilda foi reinterada pelas suas proprias tragédias pessoais. Ela perdeu seu primeiro filho depois dele ter nascido, perdeu seu marido quando este tentava salvar uma criança, e perdeu sua filha em um acidente de carro.
Algumas palavras do seu ultimo discurso no Haiti, necessitam ficar na nossa memoria para sempre.

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los”

Gilda disse...

UMA MULHER LINDA DE VERDADE.
CHEIA DE LUZ E DE AMOR AO PRÓXIMO, AMOR CONCRETO.
UM EXEMPLO MAGNÍFICO!