Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

13 de junho de 2018

Inscrições abertas para caminhada nas Missões do RS

           Em 14 dias do mês de julho peregrinos  conhecerão locais históricos da região das Missões



Os mais belos cenários entre a campanha e fronteira,  que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade  será percorrido no período de duas semanas.  Representa uma experiência inesquecível conhecer as Missões dos Sete Povos, como também as antigas estradas dos Jesuítas e Guaranis.
Milhares de pessoas de vários lugares do mundo já realizaram esta caminhada.

A  caminhada pode ser de 14 dias, em seu trajeto mais longo, com saída da cidade de São Borja.

Outra alternativa, para quem pretende caminhar somente 8 dias, é  é entrar por São Nicolau. Finalmente , para quem optar pela caminhada de três dias, o início será a partir  de São Miguel.
O caminho é único , as pessoas  participam conforme suas escolhas.

Peregrinos de todas as idades participam do evento, alguns com mais de 80 anos, já fizeram o trecho por 10 vezes consecutivas. Eles participam com o objetivo de aumentar a união em família como também, a espiritualidade.

Na manhã do dia 16/07/2018, segunda-feira, o grupo tem encontro marcado na cidade de São Borja, onde conhecerão a cidade histórica. O início da caminhada, cujo percurso é de 338 km encerra  domingo, dia 29\07. em Santo Ângelo.

Haverá apoio de carros e guias condutores especializados. A hospedagem e a alimentação são feitas em locais com as melhores condições da região, fazendas restaurantes e hotéis qualificados para bem receber os peregrinos.

 Programação:
1º Dia: Às 8h, recepção do grupo em São Borja, cidade com 62.897 habitantes (atualização - IBGE 2016). Entrega da credencial e 1° selo do peregrino, informações históricas . Tour pela manhã pelos principais atrativos turísticos de São Borja, espaços que contam e mostram distintos períodos da história: 1º dos Sete Povos das Missões fundado em 1682 e a história dos presidentes do Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart.

Almoço do grupo, seguindo com as informações técnicas do roteiro e preparação mística com entrega do amuleto do Caminho e cajado feitos pelos índios Guarani. Início da caminhada de 14 km até a comunidade de Passo da Barca, local do primeiro pernoite.

2º Dia: Trecho de 20 km até chegar ao distrito de Sarandi, junto ao “bolicho” do casal local. Restante do dia livre. Convívio com a rotina interiorana e comunidade local. Opção de passeio no Rio Uruguai.

3º Dia: Caminhada de 19 km. Em estradas de terra vermelha até as margens do Rio Uruguai, mais 12 km de barco por este rio que divide o Brasil e a Argentina. Contemplação das belezas naturais, revivendo histórias dos tempos dos jesuítas, índios e dos pescadores que utilizam o rio. Desembarque junto a uma bela mata ciliar, percorre mais 5.5 km até chegar à Fazenda da família Isbrischt. Total de caminhada percorrida : 24.5 km.

4º Dia: Trecho de 18 km entre planícies e vista panorâmica até chegar ao distrito de São José Velho, município de Garruchos, onde há um pequeno povoado, com  telefone público, armazéns e bares.

5º Dia: Trecho de 29 km, estrada bastante plana com pouco movimento, margeando o rio Uruguai, campos e fazenda de gado. Próximo ao meio-dia o grupo faz uma parada para lanche e descanso mais longo, junto à margem do Rio Uruguai uma belíssima paisagem. Pode encontrar o Sr. Chico - antigo balseiro, tendo oportunidade de ouvir suas histórias. Seguindo o caminho, por campos de criação de gado, até parada final na propriedade de Ramão e Zaida.

6º Dia: Trecho de 23 km até São Nicolau, cidade de 5.704 habitantes ( IBGE 2016). Passa pela barca no Rio Piratini, um dos principais afluentes do Uruguai. Almoço, hospedagem e tempo livre. Após, visita guiada ao museu, ruínas do antigo povoado missioneiro e ao Casarão Silva. Momento de integração ao grupo que inicia a caminhada de 8 dias a partir de São Nicolau.

7º Dia: Saída cedo para o trecho do dia que são 31 km, até parada de apoio na fazenda de Irene Both são 16 km. Local de lanche de trilha e descanso depois têm mais 15 km até chegar ao local de hospedagem, uma escola desativada aos cuidados de Dona Antônia.

8º Dia: Trecho de 17 km até São Luiz Gonzaga, cidade com 35.123 habitantes. Na entrada da cidade, visita à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um dos locais bastante visitados e está relacionado com a História da Coluna Prestes. O antigo povoado missioneiro do período Jesuítico Guarani, tem boa estrutura de comércio (lojas, farmácias e supermercados) e serviços ( bancos, hospital). A tarde visita guiada aos outros atrativos locais.

9° Dia: Trecho de 19 km. Percorrendo praticamente o mesmo caminho do período Jesuítico Guarani. Hospedagem e alimentação do dia em uma propriedade rural. Convívio com vida e cotidiano interiorano, história do dia-a-dia do homem do campo.

10° Dia: Trecho do dia, aproximadamente, 22 km. Início da caminhada antes do amanhecer para vermos nascer do sol no caminho, visitar no início da manhã as ruínas de São Lourenço Mártir, local belíssimo, envolvente, místico. Seguimos mais 12 km até chegarmos ao Santuário do Caaró, envolto pela natureza, fonte de água milagrosa e a história do início dos primeiros povoados Jesuítico Guarani, o local nos reserva uma boa alimentação e descanso.

11º Dia: Trecho de 23 km. Saída cedo, por campos e estradas de terra para chegar por volta de meio dia em São Miguel das Missões. 7.742 habitantes (atualização - IBGE 2016). Parada para
almoço.
 Às 16:30h, integração ao grupo que inicia a caminhada de três dias. Visita guiada ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo - Patrimônio Cultural da Humanidade - Museu das Missões, maior acervo de arte sacra pública do Brasil e o artesanato Guarani. Ao entardecer, Espetáculo de Som e Luz no Sítio Arqueológico (duração: 48 min).

12º Dia: Trecho do dia 30 km. Por estradas de terra e trajeto por propriedades, sendo possível avistar açudes, animais silvestres e lavoura irrigada. Parada para almoço em uma granja. Além de conhecer a diversidade de produção de grãos: ervilha, milho pipoca, feijão, soja, trigo, etc. Até aqui 17 km. Depois , mais 13 km até o antigo casarão (antigo Bolicho de campanha) do Sr. João de Matos. Noite com histórias, declamações gauchescas, jantar e hospedagem.

13º Dia: São 27 km a serem percorridos  , com passagem  ao  Sítio Arqueológico de São João Batista. Até este local são 12.5 km. Visita ao antigo povoado onde se encontra a primeira fundição de ferro do Sul do Brasil.
 Trilha ecológica e cultural para conhecer tipos de plantas e de árvores utilizadas por índios e padres jesuítas. Segue mais 4 km, parada para almoço, descanso e repor energias. À tarde mais 10 km, até chegada final no Parque das Fontes. Local com ampla área verde e com opção de banho em piscinas de água natural (verão).

14º Dia: Trecho de 14 km até chegada em frente à última redução a ser construída: San Angel Custódio, atual Santo Ângelo, 76.275 habitantes (atualização - IBGE 2016). No caminho, passarão pela ponte do Rio Ijuí, seguindo por trajetos que ligavam os antigos povoados das missões. Ritual de chegada ao som dos sinos, em frente à Catedral Angelopolitana.

 Após chegada, almoço de encerramento com o grupo, entrega de certificados. Restante da tarde livre para passeios opcionais ou retorno.
Fotos:divulgação

Operadora Caminho das Missões
Rua Antunes Ribas, 984, Santo Ângelo – RS
www.caminhodasmissoes.com.br
telefone 55.3312.9632
55.9.8405-8528.

Um comentário:

Blog Missoes disse...

Colocamo-nos a disposição. Venham conhecer as raízes da América Latina.