Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

Fotos da manifestação histórica que levou milhões de brasileiros para as ruas de São Paulo .

                          O movimento que começou em São Paulo duas semanas atrás, contagiou a população e, em pouco tempo, se espalhou pelo país.

  Aqui nesta edição, fotos exclusivas das manifestações  registradas na Praça da Sé ( 18/06) e na Avenida                           Paulista, no dia 20 junho de 2013.


          A avenida  Paulista, de verde e amarelo , foi  palco do maior protesto das últimas semanas.

                          No meio do maior centro financeiro do país, a alegria era geral.


Os integrantes do movimento reivindicavam a revogação da tarifa de ônibus de R$3,20 para R$3.00. O movimento ganhou força e a Prefeitura voltou atrás, baixando o preço da tarifa que começa a vigorar a partir de 24/06.

           Os ativistas comemoraram a vitória com festa, depois de duas semanas de protestos.
       Em coro iam cantando. pela rua".ÔÔÔÔ! O povo acordou, o povo acordou, o povo acordou"


Os participantes são pessoas da sociedade, estudantes, músicos, bancários, profissionais liberais que seguem uma linha política e fazem parte de um movimento que luta pelo passe livre. Não usam microfones, não pertencem a nenhum partido, nem possuem sede própria. Descontentes, pretendem apenas lutar por mudanças que consideram importantes no país. Logo ganharam o apoio do povo!


Nas primeiras manifestações houve confrontos com a polícia, dezenas de  policiais e estudantes ficaram feridos.Atos de vandalismo foram praticados por uma minoria de exaltados.Carros foram incendiados, prédios depredados. A Polícia reagiu com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, além de disparar balas de borracha .Muitas pessoas foram detidas.
A imprensa também não foi poupada durante as manifestações.Carros de reportagem foram atingidos e também os repórteres.








   Militantes de alguns partidos foram hostilizados por grupos apartidários.Eles levantavam bandeiras, o que não era permitido.


Manifestantes convocavam pessoas que observavam o movimento, das janelas dos escritórios da Paulista.
De paletó e gravata, eles também se juntaram ao movimento popular.



                             
Grupos durante protesto contra a corrupção e impunidade.


 Outros protestos também fizeram parte da manifestação pacífica e extrapolaram a reivindicação que deu início ao movimento , cuja pauta seria a revogação do aumento da tarifa de ônibus, organizada
por integrantes do Movimento Passe Livre.




                A mãe desta criança de apenas cinco anos fez questão de participar do movimento, considerada            a maior mobilização democrática do país.

  Na festa da vitória o  som do rock misturava-se ao coro do Hino Nacional cantado em diversos momentos da caminhada.

                               Desta vez, a imprensa conseguiu trabalhar com tranquilidade.O repórter cinematográfico Abiatar Arruda  da Rede Globo, registrou imagens da manifestação e ainda levou os filhos para a avenida Paulista.
                                                        Texto e fotos: Regina Lemos

                                           




Nenhum comentário: