Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

10 de abril de 2010

Expresso Turístico leva visitantes a Mogi das Cruzes

                             A proposta é dar uma volta ao passado com roteiros variados

São 8h30m  da manhã de  domingo.O apito do trem avisa: o trem vai partir.

O Expresso Turístico que antes realizava viagens  mais longas, sai da estação da Luz , com destino a Mogi das Cruzes, município distante apenas 50 quilômetros de São Paulo.

 O percurso tem a duração de 1 hora e 30 minutos.






Vamos  embarcar nesta viagem para conhecer o artesanato da região, o lançamento da safra  de caquis no mercado do produtor, o orquidário oriental  com plantas cultivadas na serra do Itapetí  e a Igreja  do Carmo, com obras sacras dos séculos XVII e XVIII, verdadeiras relíquias .




Na foto ao lado, uma mostra do artesanato "Feito a  Mão", exposto na Praça Osvaldo Cruz.
Os proprietários da banca, Guiomar e   Antonio José Pereira, o Toninho, são aposentados e  atualmente dedicam-se ao artesanato. A criação das peças levam à reflexão e religiosidade.

Mogi das Cruzes é o maior produtor nacional de cogumelos, caquis e orquídeas  e abastece grandes cidades como Rio e São Paulo.

Este passeio denominado "Circuito das Flores", acontece duas vezes por mês, sempre aos domingos.

Existem outros roteiros como o "Circuito das Frutas " todos os sábados, com destino a Jundiaí.


         
                  É expressiva a produção de caquis e orquídeas no município de Mogi das Cruzes .

 Para  os  locais  visitados, há transporte  em ônibus especial, com seguro e guia de turismo.Os preços variam de R$12,00 a R$ 66,00. As passagens são vendidas com antecedência e todas as 172 poltronas dos dois trens, ficam ocupadas já que estes passeios agora viraram moda em São Paulo, segundo informações dos chefes do trem, Antonio Carlos Garcez e Nelson da Silva, com 25 e 27 anos de trabalho na mesma estação.


                   
As obras de restauração da Igreja  do Carmo foram concluídas em 1984 e   são tombadas pelo Patrimônio  Histórico e Artístico Nacional.

Às 16h30 o passeio termina. O trem traz de volta os turistas a São Paulo que certamente, passaram um dia bem divertido.

Texto e fotos: Regina Lemos

Um comentário:

Magic Store disse...

Você como sempre muito determinada em Regina, parabéns o seu blog está muito bonito e interessante...

Um grande bjo: Day Duarte