Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

24 de janeiro de 2014

São Paulo 460 anos


A cidade dos arranha-céus, dos shopping centers, dos bairros diferentes, comemora em grande estilo, mais um aniversário.O presente quem ganha é o povo, com atrações e divertimento, em todas as regiões, de 25 a 26 de janeiro.

 A  maior cidade do país e a mais agitada, com cerca de 12 bilhões de habitantes , antes denominada Piratininga, demorou 157 anos para ser chamada São Paulo.

 Há 100 anos, não passava de uma província.

Os mais antigos afirmam, ter sido a Avenida Paulista de antigamente, cercada por matas. Era o habitat natural de bichos de todas as espécies , até mesmo de onças.

Com a indústria e o café, a cidade começa o seu crescimento progressivo, grande atrativo para  imigrantes e brasileiros de todas as regiões.

À procura de oportunidades, começaram a se estabelecer em bairros diversificados, esperavam construir o alicerce para suas vidas.

Abaixo, o relato de algumas pessoas que deixaram a terra natal, para fazer de São Paulo a sua base e estrutura profissional.


Raimundo Oliveira veio da Bahia tentar a sorte na cidade. Começou 17 anos atrás como lavador de pratos, garçom e gerente. Hoje é proprietário  de uma pizzaria que atende uma média de 100 clientes, na hora do almoço. Á noite, no happy hour, o movimento continua, com casa lotada. No cardápio, opções de 54 tipos de pizzas, carnes, aves, peixes, massas, saladas, panquecas.
"Amo São Paulo porque dá oportunidade de crescimento, só tenho a agradecer a esta cidade", diz Oliveira, o empresário vitorioso.





Jean José de Souza e Jocielio Pereira da Silva vieram de Maracás, Bahia, à procura de emprego. Começaram como lavadores de pratos e hoje são pizzaiolos. Tudo o que conseguiram, agradecem a São Paulo.



Nair veio de Sergipe praticamente sem nada no bolso,"só com o dinheiro da passagem". Há mais de 40 anos, lê as cartas ao custo de R$30 reais. Mostra os prédios antigos, na Xavier de Toledo. É mais uma brasileira, a declarar seu amor por São Paulo.

                               Nas fotos abaixo, alguns locais que são a cara de São Paulo.


 Edifício Copan, com sua forma sinuosa , é um projeto de Oscar Niemeyer. Destaca-se entre os prédios da região central da cidade, com fachada de 45 mil metros, está dividido em  diversos blocos.

Localizado na Avenida Ipiranga, nº 200 , a visitação  está aberta ao público, mas deve ser agendada.

             
  No edifício, há diversos bares e restaurantes. "Dona Onça" é um dos frequentados pelos paulistanos. A pedida,  são os bolinhos de espinafre caseiro e o croquete de carne de panela.


Capital da gastronomia e da cultura, São Paulo tem diversão para todos os gostos.

 Há museus e teatros por toda parte.

 Alguns, são cartões postais da cidade,  como o magnífico Theatro Municipal.



Projetado pelos arquitetos Ramos de Azevedo , Domiziano Rossi e Claudio Rossi, o prédio, de estilo eclético, foi inspirado no Ópera Cômica de Paris.
Levou oito anos para ser construído, de 1903 a 12 de setembro de 1911, data de sua inauguração.
O Theatro Municipal  por si só, já é uma obra de arte e já sofreu o ataque de pichadores, após  haver sido restaurado.
Pelo palco, passaram , entre tantas celebridades mundiais, Duke Ellington, Ella Fitzgerald e Maria Callas.



 A arquitetura  exterior do Theatro Municipal de São Paulo, com traços renascentistas barrocos do século XVIII foi considerada arrojada na época.
                                             


Não  muito distante, na Barra Funda, outro prédio do mesmo estilo, eclético, foi considerado no passado, um teatro luxuoso.
É o Theatro São Pedro, inaugurado no dia 20 de janeiro de 1917.Correu o risco de ser demolido, felizmente foi tombado.









Outro importante espaço é o Centro Cultural Banco do Brasil, localizado no centro histórico da cidade.
O prédio inaugurado em  1901, está localizado na rua Álvares Penteado, nº 112, esquina com a Rua da Quitanda.O espaço conta com diversas salas de exposição, teatro, cinema, auditório, cafés.



Um dos pontos mais visitados, por pessoas de estilos e classes sociais diferentes, guarda lembranças de fatos históricos ocorridos na grande metrópole.


É a Praça da República, onde  a elite paulistana costumava passear.

Neste imenso local verde, também há uma feira de artesanato que já foi considerado um bom programa, para os dias de domingo.Muitos artesãos já não expõem mais seus trabalhos no local, alegando falta de segurança.



 É comum ver apresentações artísticas nas praças do centro da cidade. O público, atraído pelo som dos instrumentos, concentra-se ao redor dos artistas. Estes, por sua vez, "passam o chapéu" para arrecadar algum dinheiro, oferecido de forma espontânea.



Por ser considerada a melhor cidade  para ganhar a vida, a sergipana  veio para São Paulo, na tentativa de garantir a sua sobrevivência.Aqui encontrou trabalho por mais de 40 anos.Agradece e chora, por haver conquistado prosperidade, através de seu esforço próprio e "honestidade", afirma.


Este nordestino trabalha na rua, apesar do calor ele não reclama. Só tem a agradecer pela conquista de uma vida melhor. É mais um , entre tantos , que amam São Paulo.

                                                                   
                                                                        Anhangabaú






                                                                 
                                                                                Prefeitura


Próximo á estação de metrô Anhangabaú, na esquina do Viaduto do Chá com a Xavier de Toledo, está localizado o edifício Alexandre Mackenzie, mais conhecido como Shopping Light.


                                                     

                                                                 Pinacoteca



                                                           
                                                                              Ibirapuera
                                                       
                                                                   Feira de artesanato


  O paulistano adora trocar de carro, comer pizza, frequentar bons restaurantes e feiras de antiguidades.  
                                        
 A  Feirinha de domingo, no Bexiga, é uma tradição.
Para os colecionadores, é um mercado bem variado, com louças, cristais, pratarias, máquinas fotográficas e até brinquedos de louça, da década de 1950.

No Bexiga, também há vários restaurantes italianos, muitos, com música ao vivo.










                                                             Regina Lemos- texto e fotos


2 comentários:

Marise Fetter disse...

Receita do bolinho de espinafre.
Lavar bem as folhas do espinafre e colocar em uma panela para cozinhar um pouco, em fogo baixo, não precisa água. Cozinha só no bafo. Depois, picar bem as folhas e colocar ovo, farinha de trigo, sal, queijo parmesão ralado e fermento em pó químico. Mistura bem e frita esta mistura em óleo bem quente. Fogo baixo. A massa fica consistente(mas não exagere na farinha).Quem gosta, pode colocar uma pitada de noz moscada.A minha medida para o tamanho do bolinho, é uma colher de sopa. O meu não fica tão certinho , tão redondinho como esse aí, talvez porque não use muita farinha. Mas fica bom. Faço tudo de "olho"... Só posso dizer que um ovo é para um molho de espinafre que, aliás, não rende nada. Para fazer muitos bolinhos é preciso um monte de espinafre...

Sandra Sallee disse...

Regina , os apaixonados por Sao Paulo como eu sou , matam saudades e se deliciam ao rever tradicionais e belissimas reliquias dessa cidade . Um dos meus preferidos e o Mercado Municipal , centro gastronomico e de beleza radiante . Aqui , ganhaste uma admiradora de carteirinha .