Representantes de operadoras, companhias marítimas e aéreas e rede de hotéis participaram do evento
O workshop foi realizado nesta terça-feira (4/05), no Circolo Italiano, centro da capital.
O workshop foi realizado nesta terça-feira (4/05), no Circolo Italiano, centro da capital.
A Itália, localizada na Europa Mediterrânea, é um dos países mais visitados no mundo, está dividida em 20 regiões: 112 são províncias e 8.102, municípios.
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"Os preços convidativos (700 euros), trouxeram milhares de italianos para cá. Antes, a porta de entrada era o Rio de Janeiro, seguido de Foz do Iguaçu, Salvador, Brasilia e Manaus.A partir de 2003, eles descobriram o nordeste, os destinos procurados eram Natal, Fortaleza. e Salvador, devido à beleza de suas praias, considerando que italianos gostam muito do mar", disse Olivero.
Ele sugere que o turismo no Brasil seja ser mais incrementado, pois atualmente, surgiram muitos destinos competitivos, como as Canárias ou Cabo Verde, onde hotéis categoria 5 estrelas, em baixa temporada, oferecem preços tão baixos que muitos preferem deixar seus países de origem , como Inglaterra, Noruega ou Finlândia para morar temporariamente no hotel . A diária não passa de 18 euros por dia, mais barato do que manter a casa.
Os hoteleiros por sua vez entendem que se os hotéis fecharem , o custo para abrir na alta temporada será muito elevado o que não é um bom negócio.
Segundo Olivero, o "ano de ouro " do turismo ocorreu em 1986 quando o número de italianos em visita ao Brasil atingiu a média de 12 mil por ano.
A operadora Travelandia tem planos de divulgar a região sul do país, em especial , Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, mesmo tratando-se de temporada curta."Estes destinos são diferentes do resto do país e irão surpreender os turistas que encontrarão regiões típicas semelhantes às italianas", conclui Olivero.
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As companhias marítimas também participaram do evento. A MSC Cruzeiros, com uma frota de 11 navios, anuncia a partir de outubro, a chegada ao Brasil de cinco navios, exceto o Melody que realizou travessias atlânticas.
Este navio não retornará mais, devido às estruturas portuárias consideradas ineficientes, afirma Edi Guerreiro, gerente comercial da MSC Cruzeiros.
Guerreiro e Lucila Rocco, executiva de contas internacionais da MSC.
Este navio não retornará mais, devido às estruturas portuárias consideradas ineficientes, afirma Edi Guerreiro, gerente comercial da MSC Cruzeiros.
Guerreiro e Lucila Rocco, executiva de contas internacionais da MSC.
Fernanda Morici Lomgobardo, da Agência Nacional Italiana de Turismo ENIT, cujo objetivo é promover a Itália no exterior.
O Workshop da Itália foi uma iniciativa do Departamento para o Desenvolvimento e a Competitividade do turismo da Presidência do Conselho de Ministros da Itália e contou com o apoio da Agência Nacional Italiana de Turismo e Embratur.
Texto e fotos: Regina Lemos
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