Páginas

13 de agosto de 2012

FTN e SITMERCO 2012 apresentam palestras com ênfase na integração turística.




A segunda edição do Fórum de Turismo de Negócios -FTN e  Simpósio para Integração do Mercosul SITMERCO, (10/08 a 11/08) contou  com a participação de profissionais do trade e parlamentares do Mercosul. A proposta comum é a integração do turismo na América do Sul com  debates, palestras e capacitações.

Caravanas vieram do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, interior de Santa  Catarina e Rio Grande do Sul. 

Jornalistas de vários estados, incluisive da Paraíba participaram do evento.

A Secretaria de Turismo de Goiás e Bahia marcaram presença como também representantes do Convention Bureau de Guadalajara, do Instituto Baleia Franca e da empresa de sinalização SINASC.

Os debates, em português e espanhol, apresentaram temas variados com foco nas políticas públicas  que visam contribuir para o fortalecimento do setor turístico.


O diplomata Régis Perci Arslanian, que foi Chefe da Representação Brasileira junto ao Mercosul e a Aladi abriu o ciclo de palestras, com o tema:" O Turismo como fator de desenvolvimento econômico e de integração".

"Hoje a América do Sul  é o grande boom e precisamos conhecer os países  vizinhos ao Brasil, que é um mosaico de cultura e beleza."

Arslanian disse que o turismo atualmente representa a atividade econômica que mais cresce na América do Sul, mas considerou que ainda há muitos entraves. As taxas abusivas praticadas nos aeroportos quando o turista se encontra em trânsito, são alguns pontos a serem revistos. "O passageiro paga 70 dólares pelo voo e 100 de taxas", conclui.

A América do Sul tem cultura e natureza, ótimas atrações para quem gosta de viajar e a expectativa de crescimento para 2012 fica entre 3 e 4% , revelou  o diplomata. Disse ainda que nos últimos anos  quem mais gastou eram emergentes. Como consequência, houve um crescimento no turismo acima de 10%, enquanto que toda região das Américas, não passou de 4%. 
                                    
O Planejamento evita a improvisação , minimiza custos e não pega ninguém desprevenido. A recomendação é planejar antes, durante e depois da crise e sobretudo, tirar boas lições, após a solução  do problema.

As dicas  importantes, são do especialista em Consultoria e Treinamento Empresarial, Crisomar Lobo de Souza que abordou o tema Gerenciamento de Crises no Turismo. Ele inicia a palestra citando o significado de crise, segundo o dicionário :"É uma manifestação violenta e repentina de ruptura de equilíbrio".

Souza cita fatos  ocorridos geradores de crises , como  enchentes  e tsumamis que já destruiram muitas cidades turísticas que  foram reconstruídas.

A  enchente que destruiu Blumenau  foi lembrada, e o fato provocou uma desistência de viagens ao destino Santa Catarina. "Os turistas ficavam com receio de ir a Florianópolis". 

"Há também crises relacionadas à  saúde e alimentação", diz Crisomar. Cita o Hotel Pestana, de alto gabarito que foi para a mídia por utilizar produdutos vencidos. 
 
"Acidentes relacionados com transporte ou os que prejudicam o meio ambiente, os eventos de origem criminal, levam um certo tempo para recuperar a imagem da empresa.

Uma crise no turismo, afeta a confiança do viajante. Importante é fazer planejamento de todas as possiblilidades de erros  para contornar o problema com êxito quando este aparecer, já que não existe mágica, nem fórmula correta  a ser seguida na empresa", explica Crisomar Souza.

Dentre os assuntos interessantes apresentados no Fórum de Negócios está a palestra sobre Guadalajara- a segunda mais importante cidade do México,conhecida como a Pérola do Ocidente, apresentada por Cynthia Carmona Peniche, gerente de Promoção e Hospitalidade.

 "Após o Pan de Guadalajara, a cidade  está mais moderna, com excelente infraestrutura", diz a palestrante mexicana que se expressou muito bem em "portunhol". Há muitos shoppings e diversão durante 24 horas , além da vantagem  do reembolso da taxa de imposto (16%), após apresentação das notas fiscais de compras, direto no aeroporto, concluiu. 
           
As palestras prosseguiram na parte da manhã e tarde, de sábado.
O Professor Gil Giardelli falou sobre o tema "Inteligência e Inovação em Mídias Sociais: Colaboração Humana, Inovação Coletiva e Social Good".

O público elogiou a participação de Girardelli, uma das melhores dentro da programação.
                                                                                                               

A Ceretur marcou presença no FTN.  Javier Romanello fez a divulgação dos programas e roteiros da Operadora, enquanto Marta Lobo, organizadora do evento, cumprimenta Girardelli, após o término de sua palestra.

   
Os  famosos docinhos de Pelotas, a cocada da Bahia , o queijo e vinho da serra gaúcha, sucesso entre os participantes! Ninguém fez cerimônia e comeram todas estas delícias, sem culpa.


A segunda edição do FTN encerrou com a participação  de Valdir Valendowisky- Presidente da Santur , no lançamento da marca "Mercosul- Turismo de Integração".

Marta Lobo, diretora do FTN e turismóloga, já tem planos para o próximo FTN que será realizado em agosto do próximo ano, em Florianópolis e Brasília.


Galeria de Fotos


Beti Sefrin- Insider2

Cynthia Carmona

             Marta Lobo , Gil Giardelli e a editora de  Regina Lemos Repórter

                                      Texto e fotos: Regina Lemos

Um comentário: