Páginas

1 de maio de 2011

Maria Fumaça, um programa divertido na serra gaúcha

Quem vai à cidade de Bento Gonçalves, tem a oportunidade de escolher  um  bom programa, fora da rotina que é o  passeio de trem.  Divertimento não falta  e durante o percurso, os turistas ainda podem ver  riachos e árvores centenárias  que dão um toque de beleza ao cenário . Os ônibus saem em horários diferenciados, até a cidade de Carlos Barbosa que é onde está localizada a estação .

A nossa equipe, preferiu viajar no horário das 11h.
Na estação de Carlos Barbosa, a música de Ines Rizzardo e Gilmar Dias contagiam os visitantes, que embalados por músicas italianas, não resistem e começam a dançar.Vale até mulher com mulher.





Hora da partida!




O apito toca alto.É hora de entrar nos vagões.Os turistas acomodam-se e de imediato  recebem uma taça . Na primeira parada do trem, é hora de degustação. Um bom vinho ou espumante, é servido aos passageiros, conforme a preferência de cada um.

Para aqueles que não bebem,  a opção é provar o  suco de uva gaúcho, delicioso!

Dentro dos vagões, o passado dos imigrantes italianos - personagens usam roupas de época -  retorna, através da música e do teatro.São muitas atrações durante o percurso e a ordem é deixar-se levar pela diversão.!













O trem anda devagar e por todos os lados, a vista que se descortina, descansa os olhos e  acalma a mente.O verde da mata virgem, predomina. 

 Máquinas na mão, é hora de registrar tudo o que se vê. Vale tudo, até o interior da locomotiva, onde objetos parecem ser  originais .

 A linha férrea chegou à região entre  1908 e 1913 e,  o trecho de Bento Gonçalves a Garibaldi , só começou a funcionar 6 anos depois. Ficou  desativada durante 30 anos, até que a  empresa Giordani Turismo que detém a concessão da linha férrea, responsabilizou-se pelo funcionamento e manutenção do trem que agora é ecológico.,



O passeio vai seguindo, até parar na próxima estação, em Garibaldi, terra do primeiro espumante brasileiro. 
A cidade, com uma população de 30 mil habitantes, é limpa e possui prédios baixos, de até quatro andares.O povo é  alegre e hospitaleiro.






Em cada parada, mais música e degustação
  para felicidade dos amantes do vinho. Saúde!
Texto e fotos: Regina Lemos

Um comentário:

  1. Como eu gosto de ler em teu blog. Tu nos passa as sensações da viagem, do local, das pessoas....ADORO!!!!

    ResponderExcluir